Reação Rara a Tinta Vermelha de Tatuagem
Um caso impressionante de reação alérgica extrema a tinta vermelha de tatuagem foi registrado em um homem polonês de 36 anos. A tatuagem no braço, feita em agosto de 2020, desencadeou uma série de sintomas graves, incluindo coceira intensa, erupções cutâneas, perda de cabelo, inchaço dos gânglios linfáticos e perda da capacidade de suar.
Após dois anos, o paciente desenvolveu vitiligo, uma condição que causa manchas claras na pele. As consultas médicas não obtiveram respostas claras até que os médicos suspeitaram de uma possível reação à tinta vermelha da tatuagem. A biópsia de um linfonodo aumentado na virilha confirmou a presença de vestígios de tinta vermelha na pele, que haviam migrado para outras partes do corpo.
Causas da Reação Alérgica
A reação alérgica ocorre devido à presença de substâncias invasoras, como metais pesados, em certas tintas de tatuagem. Esses compostos podem causar inflamações e reações alérgicas, especialmente em pessoas com doenças autoimunes preexistentes. A combinação desses fatores pode aumentar os riscos de linfomas e câncer.
Os pesquisadores concluem que a consulta dermatológica antes de se submeter à tatuagem é fundamental, especialmente para pacientes com histórico de doenças autoimunes, dermatológicas ou alérgicas. Além disso, regulamentações sobre o licenciamento de tatuadores e a educação sobre a segurança da tatuagem podem contribuir para a redução do número de complicações associadas à tatuagem.
- Coceira intensa
- Erupções cutâneas
- Perda de cabelo
- Inchaço dos gânglios linfáticos
- Perda da capacidade de suar
- Vitiligo
A remoção dos fragmentos inflamados da tatuagem através de cirurgias permitiu que o cabelo do paciente voltasse a crescer e o vitiligo parasse de progredir. No entanto, a anidrose não foi afetada devido a danos permanentes nas glândulas sudoríparas, o que obrigou o homem a se demitir do seu emprego militar.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link