A Rainha Camilla retomou suas atividades oficiais após aproveitar um breve recesso de verão na residência de Balmoral, localizada na Escócia.
A monarca, de 78 anos, realizou visitas a diversas instituições das quais é patrona na região da Cornualha, no sudoeste da Inglaterra, onde interagiu com moradores locais e conheceu o trabalho de várias organizações beneficentes.
Entre os compromissos, ela foi à sede do Cornwall Air Ambulance Trust — originalmente inaugurada durante uma visita oficial em 2012 — para celebrar a nova base operacional da entidade e nomear oficialmente um novo helicóptero de resgate como “Duque da Cornualha”. O título foi anteriormente detido por seu marido, o Rei Charles, desde 1952 até sua ascensão ao trono em 2022. Atualmente, quem carrega o título é o Príncipe William, filho do casal.
Rainha Camilla retorna aos compromissos reais
GettyImages
Rainha Camilla retorna aos compromissos reais
GettyImages
Durante a permanência na Cornualha, Camilla também teve um encontro com um clube de tricô da comunidade local — uma das diversas iniciativas apoiadas pela Cornwall Community Foundation, organização da qual ela também é madrinha.
Ela ainda passou pela sede da ShelterBox, uma ONG que oferece abrigos temporários a pessoas afetadas por catástrofes naturais ou forçadas a abandonar suas casas devido a conflitos armados e violência.
Rainha Camilla retorna aos compromissos reais
GettyImages
Essa visita marca o primeiro compromisso público da Rainha Camilla desde o tempo que passou na tradicional propriedade da família real em Balmoral, nas Terras Altas escocesas, onde costuma aproveitar o verão.
Rainha Camilla retorna aos compromissos reais
GettyImages
Balmoral é utilizado como retiro de verão pela realeza desde a era da Rainha Vitória, cujo marido, o Príncipe Albert, adquiriu a propriedade em 1852. O retorno de Camilla aos compromissos oficiais coincide com a divulgação de um novo livro que revela uma história até então desconhecida, na qual ela teria sido vítima de um ato de assédio sexual durante a adolescência.
Um trecho de Power and the Palace, de Valentine Low, publicado no The Times no domingo, 31 de agosto, descreve um episódio envolvendo Camilla e o então prefeito de Londres, Boris Johnson, em 2008.
Na ocasião, Johnson estava à frente de um plano para inaugurar três novos centros de apoio a vítimas de estupro na capital britânica. Segundo Low, a então duquesa compartilhou uma experiência pessoal:
Ela estava em um trem a caminho da estação Paddington — com cerca de 16 ou 17 anos — quando “um cara começou a mover a mão cada vez mais para longe…” Nesse momento, Johnson perguntou o que ela fez a seguir. Ela contou: “‘Fiz o que minha mãe me ensinou. Tirei o sapato e dei uma pancada no saco dele com o salto.'” Harri acrescentou: “‘Ela estava tão segura de si quando chegaram a Paddington que pulou do trem, encontrou um cara uniformizado e disse: ‘Aquele homem acabou de me atacar’, e ele foi preso.'”
De acordo com a revista People, o Palácio de Buckingham preferiu não se manifestar sobre
Canal da Vogue
Quer saber as principais novidades sobre moda, beleza, cultura e lifestyle? Siga o novo canal da Vogue no WhatsApp e receba tudo em primeira mão!