Quem Polui Mais: Híbrido ou Combustão?
Uma recente análise do grupo europeu Transport and Environment (T&E) revelou que os carros híbridos plug-in, conhecidos como PHEVs, não são tão sustentáveis quanto se pensava. Esses veículos emitem quase cinco vezes mais gases que contribuem para o efeito estufa do que os números oficiais indicam.
Os híbridos são movidos a baterias, mas também aos motores a combustão. As montadoras europeias vêm promovendo esses modelos como alternativas para quem precisa percorrer trajetos longos de uma só vez, prometendo reduzir as emissões. No entanto, os dados mostraram que os PHEVs emitem apenas 19% menos emissões do que os carros movidos a combustíveis fósseis.
Conclusões da Análise
As conclusões vêm da análise do consumo de 800 mil carros registrados na Europa entre 2021 e 2023. Após a análise, os pesquisadores descobriram que as emissões de dióxido de carbono dos PHEVs em 2023 foram 4,9 maiores que aquelas dos testes em laboratório.
Os principais fatores por trás da diferença incluem a superestimação do uso do modo elétrico. As estimativas oficiais indicam que 84% da condução é feita no modo elétrico, mas os dados mostraram que, na verdade, o número real é de 27%. Além disso, mesmo no modo elétrico, muitos motores híbridos ainda recorrem parcialmente ao combustível fóssil.
Impacto Ambiental
Esses resultados são preocupantes, pois indicam que os PHEVs poluem quase tanto quanto os carros que usam combustíveis fósseis. Isso é um problema real, pois as emissões no mundo real estão subindo, enquanto as oficiais estão caindo.
- As emissões de dióxido de carbono dos PHEVs em 2023 foram 4,9 maiores que aquelas dos testes em laboratório.
- Os PHEVs emitem apenas 19% menos emissões do que os carros movidos a combustíveis fósseis.
- A superestimação do uso do modo elétrico é um dos principais fatores por trás da diferença.
Em resumo, a análise revelou que os carros híbridos plug-in não são tão sustentáveis quanto se pensava, e que as emissões no mundo real estão subindo, enquanto as oficiais estão caindo. Isso é um problema real que precisa ser abordado para reduzir as emissões e proteger o meio ambiente.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link