bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 00:33
Temperatura: 3.7°C
Probabilidade de chuva: 0%

Quem é a mulher por trás desta misteriosa estátua grega? Arqueólogos descobriram

Descoberta Arqueológica: A Mulher por trás da Estátua Grega

Em 2003, uma equipe de arqueólogos que escavavam o antigo sítio de Quersoneso Táurica, na Península da Crimeia, fez uma descoberta incrível. Eles encontraram uma rara estátua de mármore representando a cabeça de uma mulher. Mais de duas décadas depois, pesquisadores da Universidade Adam Mickiewicz, da Polônia, finalmente desvendaram o mistério sobre a identidade da mulher misteriosa.

De acordo com os especialistas, a mulher seria Laódice, integrante de uma das famílias mais influentes da antiga colônia grega de Quersoneso durante o século 2 d.C. A descoberta foi possível graças a uma abordagem interdisciplinar, que incluiu a datação por radiocarbono, análise isotópica e análise traceológica de marcas de ferramentas.

A Busca pela Identidade

A equipe de pesquisadores utilizou várias técnicas para aprender mais sobre a estátua. Eles descobriram que o mármore era proveniente da ilha grega de Paros e que o escultor utilizou 11 ferramentas diferentes para produzir a estátua. Além disso, uma inscrição em um pedestal, encontrado nos arquivos do Museu Arqueológico de Odessa, na Ucrânia, foi fundamental para descobrir a identidade da mulher.

Segundo os registros históricos, apenas uma estátua foi erguida em Quersoneso em homenagem a Laódice, filha de Heroxeno e casada com Tito Flávio Partenocles. Sua família era uma das mais poderosas da cidade, e Laódice pode ter seguido o mesmo caminho político de seu marido.

Implicações da Descoberta

A descoberta da identidade de Laódice e seu papel na antiga Quersoneso têm implicações maiores na forma como os historiadores entendem esta era. As descobertas demonstraram que as matronas exerceram influência significativa e desempenharam um papel ativo na vida política, tanto dentro dos limites de Roma quanto além de suas fronteiras nos primeiros séculos.

  • A estátua de Laódice é um exemplo da importância das mulheres na sociedade antiga.
  • A descoberta da inscrição no pedestal foi fundamental para descobrir a identidade da mulher.
  • A equipe de pesquisadores utilizou uma abordagem interdisciplinar para aprender mais sobre a estátua.

A descoberta da identidade de Laódice é um exemplo da importância da arqueologia e da história para entender o passado e sua influência no presente. Além disso, a descoberta destaca a importância das mulheres na sociedade antiga e seu papel na formação da história.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link