Qual o Peso que a Humanidade Faz na Terra?
Um estudo recente publicado na revista científica Nature Communications buscou calcular a biomassa total de todas as espécies de mamíferos na Terra desde 1850. Os pesquisadores do Instituto Weizmann de Ciência, em Israel, descobriram que a biomassa de mamíferos terrestres e marinhos selvagens caiu em cerca de 70%, enquanto a biomassa humana aumentou cerca de 700%, chegando aproximadamente a 420 milhões de toneladas em 2020.
Para estimar a biomassa global de mamíferos nos últimos 170 anos, os cientistas trabalharam com diferentes fontes de dados e repartiram a fauna em grupos de análise. Eles relatam que, para as populações humana e de gado, existem dados demográficos bem detalhados e disponíveis. No entanto, para mamíferos selvagens, obter estimativas precisas de biomassa é algo desafiador devido à falta de dados de censo para a maioria das espécies.
Diminuição da Fauna Selvagem
A biomassa dos mamíferos terrestres selvagens despencou de cerca de 200 milhões de toneladas para apenas 60 milhões, o que traz preocupações que vão além da extinção de espécies. A diminuição drástica da fauna pode gerar números abaixo do limite necessário para o cumprimento de papéis ecológicos de manutenção da natureza.
Em contraste, a soma das biomassas atuais de humanos e animais domesticados chega a 1,1 bilhão de toneladas, um crescimento de 450% desde 1850. O gado bovino representou cerca de dois terços da biomassa total de mamíferos, e sua biomassa sozinha aumentou 4 vezes desde 1850.
Impactos Humanos na Natureza
Outra pesquisa publicada pelo Instituto Weizmann de Ciência colabora para indicar os impactos humanos na natureza ao descrever as dinâmicas de movimento de mamíferos terrestres pelo globo. O movimento total dos seres humanos é 40 vezes maior do que o de todos os mamíferos terrestres selvagens, aves e artrópodes juntos.
A partir da Revolução Industrial, o movimento humano disparou. Em comparação, o movimento de outros animais na natureza, assim como a biomassa, também diminuiu drasticamente. O movimento de biomassa humana aumentou 4.000%, enquanto o dos animais marinhos caiu cerca de 60%.
- A biomassa humana aumentou 700% desde 1850.
- A biomassa de mamíferos terrestres selvagens caiu 70%.
- O movimento total dos seres humanos é 40 vezes maior do que o de todos os mamíferos terrestres selvagens, aves e artrópodes juntos.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link