Qual o Limite Máximo de Esforço Físico?
Ultramaratonistas, ao correr centenas de quilômetros durante dias a fio, atingem o limite de esforço físico, além do máximo desempenho muscular. No entanto, qual é esse limite de estafa física que um humano consegue suportar? Pesquisadores descobriram que um atleta de alto rendimento não consegue ultrapassar um gasto energético maior do que 2,5 vezes sua taxa metabólica basal (TMB).
A taxa metabólica basal (TMB) é a quantidade de energia em calorias que o corpo gasta para realizar funções vitais como respirar, bombear sangue para o coração, manter a temperatura corporal, fazer a digestão, entre outras. O novo estudo mostrou que o corpo gasta um limite máximo de energia (teto metabólico), mesmo em situações extremas.
Método de Pesquisa
Para fazer a pesquisa, 14 ultramaratonistas foram recrutados, entre eles, ciclistas e triatletas. Os participantes foram monitorados durante os períodos de treinamento e de competição. Para conseguir analisar o gasto energético dos atletas, eles tinham que beber água com deutério e oxigênio-18. A eliminação dessas moléculas pela urina permite que a equipe consiga calcular quantas calorias foram queimadas e a quantidade de dióxido de carbono exalada pelo atleta.
Durante os dias de acompanhamento da rotina dos atletas, a equipe observou que eles queimaram entre 6 a 7 vezes sua TMB, o equivalente a 7.000 a 8.000 calorias por dia. No entanto, em períodos mais duradouros, entre 30 e 52 semanas, a queima calórica foi em média 2,4 vezes sua TMB — retomando ao normal.
Resultados
Os resultados demonstram que até mesmo os atletas mais radicais atingem um teto metabólico e ultrapassar esse limite é algo extremamente difícil. Além disso, o estudo descobriu que inconscientemente o corpo dedica menos energia com outras atividades para gastar mais energia com exercícios de alta intensidade como corrida, ciclismo e natação.
- Os pesquisadores ressaltam que os resultados foram diferentes para cada pessoa, dependendo da individualidade de cada corpo do atleta participante.
- Para a maioria de nós, nunca atingiremos esse teto metabólico.
- É preciso correr cerca de 17 quilômetros por dia, em média, durante um ano para atingir 2,5 vezes a TMB.
Em resumo, o estudo mostra que o limite máximo de esforço físico é alcançado quando o gasto energético ultrapassa 2,5 vezes a TMB, e que isso é extremamente difícil de ser alcançado, mesmo para os atletas mais radicais.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link