7º Simpósio Nacional do Rádio: Discutindo o Futuro da Mídia Sonora
O 7º Simpósio Nacional do Rádio segue hoje no Rio, reunindo profissionais da imprensa, estudantes, pesquisadores e representantes da radiodifusão pública brasileira. O evento, promovido pela EBC e pelo Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom, tem como tema “Rádio Nacional: 90 anos, memória, inovação e futuros da mídia sonora” e ocorre no Palácio Gustavo Capanema, no centro da capital fluminense.
As mesas realizadas nesta quinta-feira discutem temas como o rádio no universo digital e a importância histórica dos acervos, registros sonoros que capturam e preservam as produções radiofônicas. A tecnologia é vista como uma ferramenta importante para a preservação desses acervos, mas é destacada a necessidade de esforço humano e responsabilidade no uso dessas ferramentas.
Entre os pontos destacados, estão:
- A importância de usar a tecnologia como uma ferramenta para a preservação, e não como uma ameaça;
- A necessidade de esforço humano e responsabilidade no uso da tecnologia;
- A contribuição da inteligência artificial para o trabalho de preservação e criação.
O presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som, César Miranda Ribeiro, destaca a contribuição da inteligência artificial para o trabalho na instituição, que é responsável pela salvaguarda do acervo da Rádio Nacional, com mais de 53 mil itens. A tecnologia é vista como uma ferramenta para ajudar na criação e preservação, e não como uma substituta para a criatividade humana.
O Simpósio Nacional do Rádio é um evento importante para discutir o futuro da mídia sonora e a preservação da memória radiofônica brasileira. Com a participação de especialistas e profissionais da área, o evento busca promover a reflexão e a inovação na radiodifusão pública brasileira.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link