Armazenamento em DNA: Uma Nova Era para a Guarda de Dados
A Atlas Data Storage, uma startup de tecnologia de armazenamento baseada em DNA, anunciou recentemente o seu primeiro produto comercial: o Eon 100. Este dispositivo revolucionário é capaz de guardar dados em sequências de DNA, oferecendo uma solução escalonável e compacta para o armazenamento de informações.
O Eon 100 é resultado de dez anos de desenvolvimento e utiliza inovações de diversas áreas para oferecer benefícios inúmeros. Segundo a empresa, o dispositivo é capaz de guardar dados por milênios sem necessidade de refrescamento, mantendo estabilidade mesmo em temperaturas de até 40 ºC.
Vantagens do Armazenamento em DNA
- Densidade de armazenamento: o Eon 100 pode guardar 60 petabytes (PB) de dados em 60 polegadas cúbicas, equivalente a 983 cm² ou pouco menos de 1 litro.
- Estabilidade: o DNA é mais estável do que as fitas magnéticas, que precisam de ciclos de refrescamento contínuos a cada 7 a 10 anos.
- Duplicação de dados: o DNA é mais fácil e rápido de se duplicar em termos de dados.
Além disso, o Eon 100 é feito de cápsulas que podem guardar dados por milênios sem necessidade de refrescamento, tornando-o uma solução ideal para arquivamento em longo prazo, preservação de dados para modelos de IA e armazenamento seguro de conteúdo de alto valor.
No entanto, especialistas alertam que ainda será um desafio fazer armazenamento durável e denso dessa maneira e popularizá-lo a ponto de estar presente em computadores de todo o mundo. É provável que só veremos isso daqui a uma década ou mais.
O Eon 100 foi apresentado na última sexta-feira em uma conferência AIMA em Baltimore, Estados Unidos, e os interessados precisam entrar em contato via formulário para demonstrar interesse no produto e aguardar por mais informações.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link