Prédio de 30 Andares na China Usa “Ar-Condicionado Natural” sem Gastar Energia
A nova sede da WeBank em Shenzhen, na China, está chamando a atenção por usar um “ar-condicionado natural” para manter o prédio de 30 andares resfriado sem um sistema de aparelhos de ar-condicionado. Com uma nova proposta de arquitetura, o arranha-céu, projetado pela SOM, utiliza técnicas de ventilação natural que mantêm o ambiente fresco sem consumir energia elétrica para climatização.
O projeto da WeBank vai no caminho contrário dos arranha-céus modernos, que funcionam como “bolhas fechadas” com fachadas de vidro impenetráveis e janelas que não abrem. Em vez disso, o prédio conta com terraços ao ar livre, janelas operáveis e átrios internos precisamente calculados para circulação de ar natural.
- Terraços ao ar livre fazem parte da ideia de resfriar bem sem aparelhos de ar-condicionado;
- Seis trocas de ar por hora garantem ambiente saudável;
- Os átrios funcionam como funis invertidos de diferentes formatos, permitindo controle preciso sobre como o ar é expelido do prédio.
Essa configuração garante ventilação otimizada em todos os pavimentos, mantendo a qualidade do ar sem depender de sistemas mecânicos. O ar quente sobe naturalmente pelos vãos e sai pela parte superior do edifício, criando uma corrente de ventilação constante.
O projeto da WeBank pode estabelecer um novo padrão para edifícios de porte grande, demonstrando que é possível manter conforto térmico em arranha-céus sem depender exclusivamente de sistemas de climatização artificial. A integração bem-sucedida entre ventilação natural e arquitetura contemporânea promete uma alternativa sustentável aos métodos convencionais, reduzindo drasticamente o consumo energético para climatização.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link