bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 13:43
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Por que aposentar o horário de verão é melhor para a saúde, segundo este estudo

Por que aposentar o horário de verão é melhor para a saúde

O horário de verão, uma prática adotada por vários países, pode representar um risco para a saúde da população, segundo um novo estudo. Embora a principal motivação para a medida seja a economia de energia, os resultados do estudo mostram que eliminar a mudança de horários poderia evitar mais de 300 mil AVCs e reduzir em mais de 2 milhões os casos de obesidade nos Estados Unidos.

O problema em “adiantar” uma hora do dia em um período do ano está no fato de que nossos corpos não saem livres dos efeitos causados pela mudança. O sistema circadiano, conhecido como um “relógio biológico”, é muito sensível à luz, de forma que mudanças no padrão de exposição podem criar uma “sobrecarga circadiana”.

Estudos anteriores já mostraram que efeitos dessa sobrecarga incluem desde acidentes de carro até consequências mais diretas para o corpo humano, como ataques cardíacos e AVCs. Ela também colabora para o estresse metabólico na redução do gasto energético e na alimentação excessiva, fatores de risco para obesidade.

Doenças associadas ao horário de verão

Para estipular o impacto do horário de verão na qualidade do ritmo circadiano, os cientistas buscaram calcular a sobrecarga circadiana em três cenários: horário padrão permanente, horário de verão permanente e troca contínua.

  • Simulando computacionalmente a exposição à luz solar e artificial para pessoas em condados de todo o país.
  • Dados sobre a prevalência de doenças crônicas em nível de condado também foram usados para determinar quais eram as previsões de saúde a partir de diferentes sobrecargas circadianas.

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que a troca contínua de horário foi o cenário que criou mais perturbações nos relógios circadianos das pessoas. Com a adoção do horário padrão ao longo do ano todo, estima-se que os EUA teriam cerca de 2,6 milhões de pessoas a menos com obesidade.

Ocorrências de AVCs também diminuíram em um número maior que 300 mil. O horário de verão permanente, mesmo que em menor grau, ainda traria benefícios: 1,7 milhão de casos a menos de obesidade e 220 mil AVCs evitados.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link