bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 01:30
Temperatura: 16.6°C
Probabilidade de chuva: 1%

Por que a gente fica mais lento no frio?

Por que a gente fica mais lento no frio?

Os seres humanos possuem um mecanismo de defesa chamado termorregulação para se adequar a temperaturas fora do ideal. Esse mecanismo é composto por respostas comportamentais, como colocar ou retirar peças de roupas, e respostas fisiológicas, que ocorrem de forma autônoma dentro do corpo.

Quando estamos expostos ao frio, nosso corpo responde de duas maneiras principais. A primeira é a constrição dos vasos sanguíneos, que reduz a circulação de sangue e ajuda a proteger os órgãos vitais. A segunda é o aumento nos processos metabólicos, que visa aumentar a produção de calor corporal. Isso é alcançado principalmente através da contração dos músculos, que pode ser voluntária, como durante o exercício, ou involuntária, como as tremedeiras.

A explicação para ficarmos “mais lentos” no frio vem principalmente da vasoconstrição. Isso afeta a mobilidade das articulações e a velocidade da condução dos sinais pelos nervos, especialmente nas mãos. Como resultado, a destreza manual é prejudicada, o que piora o desempenho em trabalhos delicados e aumenta o tempo para completar tarefas.

  • Pesquisas mostram que ambientes frios limitam o desempenho físico, prejudicando funções como produção de força, velocidade e potência.
  • Quando a temperatura muscular cai abaixo de 27 °C, o corpo começa a perder sua capacidade de gerar sua força máxima.
  • Estudos também indicam que o frio pode afetar funções cerebrais, como velocidade de processamento, atenção e memória.

Portanto, se você se sentir mais lento durante a temporada de inverno, lembre-se de que isso é um preço a pagar para que seu corpo proteja seus órgãos vitais das baixas temperaturas. A termorregulação é essencial para a nossa sobrevivência, e é importante entender como o frio afeta nosso corpo e mente.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link