Pinguim em alta: Linux registra adoção recorde nos PCs gamers
O mercado de sistemas operacionais para jogos está passando por uma mudança lenta, com o Linux ganhando força. De acordo com o levantamento de hardware da Valve, o uso do Linux atingiu um novo recorde histórico, chegando a 3,20% de adoção pelos usuários da plataforma.
Além do crescimento do sistema operacional de código aberto, os dados também revelam que a AMD continua sua marcha para conquistar mais espaço nos setups dos usuários, diminuindo a diferença em relação à Intel. A NVIDIA segue dominando a lista de placas de vídeo com GPUs mainstream.
Steam Deck: o motor do crescimento do Linux
O principal motor desse crescimento do Linux não é necessariamente uma migração de usuários de desktops tradicionais, mas sim o Steam Deck, que é considerado o console portátil mais bem-sucedido entre os vários no mercado. O portátil da Valve, que roda o SteamOS (baseado em Linux), facilitou a entrada de muitos jogadores nesse ecossistema.
Com a camada de compatibilidade Proton cada vez mais refinada, rodar jogos que antes eram exclusivos de Windows tornou-se uma tarefa fluída para o usuário final. O crescimento de 0,15% do sistema abocanhou parte minúscula da fatia do Windows e um pouco do MacOS.
AMD e NVIDIA: o mercado de CPUs e GPUs
Outro ponto de destaque no levantamento é o crescimento da fatia de mercado da AMD em processadores. A empresa vem conquistando a confiança dos gamers com as CPUs Ryzen e isso pode ser visto no crescimento mês após mês, fechando novembro com 42,61%, quase empatado com a rival Intel.
Em relação às placas de vídeo, a NVIDIA continua dominando o mercado com as GPUs de entrada e mainstream, lideradas pela RTX 4060 de notebook com 4,44%. A RTX 50 melhor posicionada é a RTX 5070 em 11º lugar, passando a antecessora RTX 4070.
- Steam Deck: o console portátil mais bem-sucedido entre os vários no mercado.
- AMD: crescimento da fatia de mercado em processadores, com as CPUs Ryzen.
- NVIDIA: dominando o mercado de placas de vídeo com as GPUs de entrada e mainstream.
Este conteúdo pode conter links de compra.