Falha na AWS Afeta Serviços Online Globais, Incluindo o Navegador IA Comet
A segunda-feira (20) começou com uma falha generalizada na Amazon Web Services (AWS), afetando sites e serviços online em todo o mundo. O problema, que teve início por volta das 4h da manhã (horário de Brasília), foi causado por servidores localizados na costa leste dos Estados Unidos, que apresentaram altas taxas de erro e latência.
A interrupção afetou diversos serviços online de grande porte, incluindo aplicativos de compras, produtividade e redes sociais. Isso evidencia a dependência de empresas globais da infraestrutura da AWS em vez de seus próprios data centers. O navegador IA Comet, da Perplexity AI, também foi afetado, ficando indisponível por cerca de 4 horas.
Aravind Srinivas, CEO da Perplexity AI, anunciou a queda e a volta do navegador em postagens no X. Em uma publicação, ele comentou sobre o incidente: “A Perplexity está fora do ar neste momento. A causa raiz é um problema na AWS. Estamos trabalhando para resolver.”
Após intensos trabalhos da equipe técnica, o serviço voltou ao normal. Em outro tweet, Aravind Srinivas anunciou: “Perplexity e Comet estão de volta e estáveis nas últimas duas horas. Obrigado por aguardarem!”
Serviços Afetados
- Mercado Livre
- Alexa
- Dispositivos inteligentes controlados pela Alexa
- Aplicativos de compras
- Aplicativos de produtividade
- Redes sociais
A normalização do Comet permitiu que os usuários retomassem suas atividades sem maiores problemas. No entanto, o episódio ficará registrado como um lembrete da fragilidade momentânea que até mesmo gigantes da tecnologia podem enfrentar.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link