bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 23:16
Temperatura: -11.1°C
Probabilidade de chuva: 0%

Intoxicação por Metanol em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco notificou um novo caso suspeito de intoxicação por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Com isso, são quatro os casos investigados relacionados a intoxicação por consumo de bebida alcoólica no estado.

O caso mais recente é de uma mulher residente em Olinda, que teria ingerido vodca no dia 26 de agosto e apresentou sintomas de náuseas, vômito, cefaleia e visão turva. Ela está sob acompanhamento médico no Recife e seu estado de saúde é considerado estável.

Fiscalização em Olinda

Em razão dos casos de intoxicação, a prefeitura de Olinda vai intensificar a fiscalização durante a programação de pré-Carnaval neste fim de semana. Equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Olinda vão acompanhar o modo de preparação e como são feitas e manuseadas as bebidas nos comércios formal e informal da orla e do sítio histórico da cidade.

A diretora de Vigilância em Saúde de Olinda, Dejanine Araújo, destacou que essa ação tem papel fundamental na prevenção e redução do risco de intoxicação. A Vigilância Sanitária garante que a população esteja protegida diante de um risco que já foi identificado em outros territórios.

Outros Casos em Pernambuco

Semana passada, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) foi notificada sobre três possíveis casos de intoxicação por metanol. Três homens foram atendidos no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, e dois morreram, enquanto um perdeu a visão.

A Apevisa iniciou a preparação de ações de fiscalização em distribuidoras de bebidas alcoólicas e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) vai emitir orientações para a população e as vigilâncias sanitárias municipais. A meta principal é a intensificação das vistorias para evitar possíveis fraudes nos estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas.

A investigação é realizada pelas vigilâncias da unidade do estado, e nos óbitos com suspeita de intoxicação, o corpo é encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para exames.

Recomendações

  • Notificação de todos os casos suspeitos ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e ao Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs/PE).
  • Busca ativa de pessoas que possam ter consumido bebidas da mesma origem.
  • Capacitação das equipes de saúde para o manejo clínico adequado, incluindo uso de antídotos específicos e hemodiálise nos casos graves.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link