Columbus, Ohio
Hora local: 00:59
Temperatura: 12.7°C
Probabilidade de chuva: 0%

Perfect Dark quase foi salvo pela Take-Two, dona de GTA 6

A novela do reboot de Perfect Dark ganhou mais um capítulo, com uma nova informação sugerindo que a Take-Two Interactive, dona da Rockstar Games, estaria envolvida na jogada. O acordo teria fracassado, o que gerou as demissões na Crystal Dynamics, estúdio que estava envolvido no reboot em parceria com o já encerrado The Initiative.

A informação parte do jornalista de games Jason Schreier em uma publicação na Bloomberg na última terça-feira (2). Para quem não se recorda, Perfect Dark foi um dos jogos cancelados após a Microsoft anunciar a demissão de mais de 9 mil pessoas em junho, o que afetou a divisão Xbox de maneira crítica, resultando no fechamento do estúdio do Xbox por trás do reboot, o The Initiative.

Acontece que, após o cancelamento do jogo, tanto as lideranças do The Initiative quanto da Crystal Dynamics passaram os dois meses seguintes atrás de uma publicadora para financiar o reboot. Segundo o jornalista, a Take-Two estava interessada em comprar e publicar o título do Xbox.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

No entanto, as negociações teriam fracassado, pois “as empresas envolvidas não conseguiram chegar a um acordo sobre a propriedade de longo prazo da franquia Perfect Dark”, afirmaram fontes anônimas a Schreier. A falha em encontrar um financiamento para o reboot teria culminado em demissões na Crystal Dynamics. O corte foi anunciado pelo estúdio no LinkedIn, mas o número de pessoas afetadas segue desconhecido.

Perfect Dark não seguiu em frente por desacordo entre Take-Two e Microsofr (Divulgação/Microsoft)

Apesar de não estar em seu melhor momento, a franquia Perfect Dark teve seu auge de popularidade no começo dos anos 2000, quando chegou ao Nintendo 64 pelas mãos da Rare — empresa que, desde 2002, pertence à Microsoft. Em 2020, o Xbox anunciou que estava trabalhando em um reboot da franquia, que foi atualizado apenas em 2024 com um trailer muito bem recebido pelos jogadores.

Perfect Dark passou pelo mesmo problema que a Tango Gameworks

Como bem observado pelo jornalista da Bloomberg, uma situação semelhante ocorreu com a Tango Gameworks em 2024. O estúdio fundado por Shinji Mikami foi fechado junto de outros três estúdios da Bethesda em um dos maiores cortes da Microsoft em sua divisão de games.

Na ocasião, a Krafton (empresa sul-coreana por trás de PUBG, inZOI e The Callisto Protocol) conseguiu negociar com a dona do Xbox e reviveu o estúdio, que detém direitos sobre a sequência de Hi-Fi Rush e qualquer jogo posteriormente desenvolvido pela Tango Gameworks. O reboot de Perfect Dark, no entanto, não viu um final tão feliz assim.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?

Leia a matéria no Canaltech.