Passistas comemoram o Dia do Frevo em Recife
O Dia do Frevo é celebrado em Recife, capital pernambucana, com uma série de eventos que homenageiam esse ritmo típico da região. A data comemorada é uma referência ao trabalho do pesquisador e escritor Evandro Rabello, que identificou o dia 9 de fevereiro de 1907 como o momento em que o termo “frevo” apareceu pela primeira vez na imprensa, no Jornal Pequeno.
A celebração começou com uma grande saudação ao ritmo na Praça e Sinal do Derby, um dos pontos mais movimentados de Recife, reunindo várias companhias de dança na Alvorada dos Passistas. Grupos como Frevo Zen, Som Brasil Banda Show e Trilha Nordestina embalaram os passos de grupos de dança.
À tarde, é hora do Almoço com o Frevo, que reúne na Praça do Arsenal, no Centro Histórico, várias agremiações e grupos musicais e de dança. Já às 17h, mais de dez agremiações e grupos musicais e de dança irão percorrer o circuito Rio Branco – Arsenal.
Às 18h, o palco montado na Praça do Arsenal recebe a Apoteose dos Alegres Bandos, com músicos de mais 6 blocos. Essa é uma oportunidade para que os passistas mostrem suas habilidades e para que o público aproveite a energia e a alegria do frevo.
Além da celebração em Recife, o frevo também é festejado nacionalmente em 14 de setembro, no Dia Nacional do Frevo. Essa data é uma homenagem ao nascimento do jornalista Oswaldo Almeida, considerado o responsável por nomear a manifestação cultural como “frevo”.
Algumas das principais atrações da celebração incluem:
- Alvorada dos Passistas na Praça e Sinal do Derby
- Almoço com o Frevo na Praça do Arsenal
- Desfile de agremiações e grupos musicais e de dança no circuito Rio Branco – Arsenal
- Apoteose dos Alegres Bandos na Praça do Arsenal
O frevo é um Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e da Humanidade, e sua celebração é uma oportunidade para que as pessoas sejam expostas à riqueza cultural da região.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link