bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 22:10
Temperatura: 3.3°C
Probabilidade de chuva: 0%

Introdução ao Panther Lake: A Nova Geração de Processadores Intel Core Ultra 3

A Intel recentemente anunciou os detalhes de seus processadores de próxima geração, o Intel Core Ultra série 3, conhecido como Panther Lake. Essa nova família de chips promete um salto significativo em termos de performance, com até 180 TOPS (trilhões de operações por segundo) para aceleração de Inteligência Artificial (IA), e desempenho de CPU e GPU mais de 50% mais rápido que a geração anterior.

Características e Especificações do Panther Lake

Os processadores Intel Core Ultra 3 são configurados para alimentar um amplo espectro de PCs de IA, tanto de consumo quanto comerciais, além de dispositivos de jogos. O chip apresenta uma arquitetura multichiplet escalável, que oferece aos parceiros flexibilidade em todos os formatos e preços. A CPU terá até 16 novos núcleos (P-cores e E-cores), oferecendo um desempenho mais de 50% mais rápido que a geração anterior. A parte gráfica também foi renovada, com a nova GPU Intel Arc contando com até 12 núcleos Xe, entregando um desempenho gráfico também 50% superior.

O Processo de Fabricação Intel 18A

O Panther Lake é o primeiro processador da empresa construído com Intel 18A, o processo de fabricação mais avançado já desenvolvido nos Estados Unidos. O 18A oferece desempenho até 15% melhor por watt e uma densidade de chip 30% aprimorada em comparação com o processo Intel 3 anterior. Duas inovações principais tornam esse salto de performance possível: o RibbonFET, a primeira nova arquitetura de transistor da Intel em mais de uma década, e o PowerVia, um sistema inovador de fornecimento de energia pela “traseira” do chip.

O que os 180 TOPS Significam na Prática

O principal destaque do Panther Lake é seu “design XPU balanceado”, capaz de entregar até 180 TOPS de plataforma para aceleração de IA. Isso significa que o notebook pode executar tarefas de IA complexas localmente, sem depender da internet ou de servidores na nuvem, e portanto, com mais segurança. No entanto, é importante notar que o número máximo de TOPS não deve ser analisado de forma isolada, pois representa apenas um valor teórico de desempenho total, sem refletir como a carga de trabalho é realmente distribuída entre as diferentes unidades do processador.

Conclusão e Perspectivas Futuras

Com o lançamento do Panther Lake, a Intel promete entregar uma plataforma de PC AI mais poderosa e eficiente. Os AI PCs devem representar 80% do mercado de PCs até 2028, e a Intel está bem posicionada para liderar essa transição. Com a combinação do poder de sua CPU, da nova GPU Arc e da NPU integrada, o Panther Lake promete processar 180 trilhões de operações por segundo, tornando-o uma opção atraente para usuários que buscam desempenho e segurança em suas tarefas de IA.

  • Os processadores Intel Core Ultra 3 equiparão notebooks com ampla disponibilidade a partir de janeiro de 2026.
  • O Panther Lake é o primeiro processador da empresa construído com Intel 18A, o processo de fabricação mais avançado já desenvolvido nos Estados Unidos.
  • A plataforma terá ampla disponibilidade no mercado a partir de janeiro de 2026.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link