Veja também cinturão musculação.
Intoxicação por Metanol: Brasil Registra 17 Casos Confirmados
O Ministério da Saúde anunciou que recebeu 217 notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica, com 17 casos confirmados e 200 em investigação. O boletim mais recente foi divulgado na noite de segunda-feira (6), trazendo atualizações sobre os casos em todo o país.
De acordo com os dados, São Paulo concentra a maioria dos casos, com 82,49% das notificações, sendo 15 casos confirmados e 164 em investigação. Além de São Paulo, o Paraná teve dois casos confirmados e quatro em investigação. Outros 12 estados também têm investigações em andamento, incluindo Acre, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Sul.
Em relação às mortes, duas ocorreram em São Paulo e 12 seguem em investigação, distribuídas por vários estados. Para agilizar os diagnósticos, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recomendou que os profissionais de saúde notifiquem cada suspeita, sem esperar pela confirmação do caso, e iniciem o tratamento o mais rápido possível.
Para ajudar na confirmação dos casos, o governo federal anunciou parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para realizar exames de detecção do metanol. A Unicamp tem capacidade para realizar cerca de 190 exames por dia e pode receber amostras de outros estados.
Além disso, o ministério da Saúde anunciou a aquisição de mais 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol para o estoque estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS). O fomepizol deve chegar nesta semana e será concentrado nos centros de referência de cada estado.
Os dois antídotos, etanol e fomepizol, podem ser utilizados na suspeita de intoxicação, mas sua utilização deve ser feita exclusivamente sob prescrição e monitoramento médico. A aquisição do fomepizol foi viabilizada em parceria com o Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) junto a um fabricante do Japão.
- 17 casos confirmados de intoxicação por metanol;
- 200 casos em investigação;
- 2 mortes confirmadas em São Paulo;
- 12 mortes em investigação em vários estados.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link