bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 03:00
Temperatura: 6.1°C
Probabilidade de chuva: 0%

Intoxicação por Metanol: Ministro da Saúde Determina Notificação Imediata de Casos Suspeitos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a determinação de notificação imediata de novos casos suspeitos de intoxicação por metanol. Essa medida visa identificar mais rapidamente os casos de intoxicação e reforçar as investigações da Polícia Federal e do Ministério da Justiça.

Desde o início de setembro, dez casos de intoxicação por metanol foram confirmados, incluindo três óbitos, todos no estado de São Paulo. As intoxicações ocorreram após o consumo de bebidas contaminadas com metanol, uma substância altamente tóxica para o ser humano.

A notificação imediata de casos suspeitos será feita por meio do Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) em cada estado. O ministério acompanhará diariamente o trabalho de notificação e investigação.

Identificação de Casos Suspeitos

Qualquer pessoa que procure um serviço de saúde relatando sinais e sintomas de intoxicação por metanol, como visão turva ou perda de visão, mal-estar generalizado, náuseas, vômitos, dores abdominais e sudorese, deve ser notificada imediatamente. A notificação deve ser feita mesmo que o diagnóstico não esteja fechado.

Além disso, é importante identificar e orientar possíveis contatos que tenham consumido a mesma bebida, recomendando que procurem imediatamente um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado.

Números e Estatísticas

De acordo com o ministro, em apenas um mês, foi registrada quase a metade dos casos de intoxicação por metanol contabilizados todos os anos. A série histórica da pasta indica cerca de 20 casos por ano notificados por profissionais de saúde via Sistema Único de Saúde (SUS).

A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade, e a demora no atendimento e na identificação da intoxicação aumenta a probabilidade do desfecho mais grave, com o óbito do paciente.

  • Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001
  • CIATox da sua cidade para orientação especializada
  • Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link