OpenAI Lança Anúncios no ChatGPT para Financiar Acesso à IA Gratuita
A OpenAI anunciou o início oficial dos testes de publicidade dentro do ChatGPT, um movimento estratégico para sustentar os elevados custos de infraestrutura e processamento exigidos por seus modelos de linguagem. Essa fase experimental ocorre exclusivamente nos Estados Unidos e é voltada para usuários adultos autenticados nos planos Free e Go.
A iniciativa visa “financiar a manutenção de recursos potentes, permitindo que a plataforma continue oferecendo opções gratuitas e de baixo custo para centenas de milhões de pessoas enquanto investe em melhorias contínuas de inteligência”. O novo sistema baseia-se em anúncios contextuais e conversacionais, desenhados para aparecer de forma integrada, porém visualmente distinta das respostas da IA.
Características dos Anúncios
- Os anúncios são selecionados com base no tópico da conversa atual, no histórico de chats e interações passadas com publicidades.
- Os anunciantes não têm acesso ao conteúdo dos chats, memórias ou detalhes pessoais dos usuários, apenas recebem relatórios agregados de desempenho.
- A exibição de anúncios é proibida em diálogos sobre temas sensíveis, como saúde, saúde mental e política.
Além disso, os usuários têm controle sobre a experiência, podendo gerenciar dados de anúncios, excluir históricos com um clique ou desativar a personalização baseada em memórias passadas. As assinaturas de alto nível, como Plus, Pro, Business, Enterprise e Education, permanecem totalmente livres de publicidade.
A OpenAI enfatizou que a publicidade possui “independência de resposta”, o que significa que os anúncios não influenciam as informações geradas pelo ChatGPT, que continuam sendo otimizadas apenas para serem úteis ao usuário. Com essa iniciativa, a empresa busca manter a acessibilidade e a gratuidade do ChatGPT, enquanto investe em melhorias contínuas de inteligência.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link