bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 14:47
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Ondas de calor mortais devem persistir por 1000 anos, mesmo com zero emissões

Ondas de Calor Mortais: Um Desafio para o Futuro

No próximo milênio, as ondas de calor intensas e prolongadas se tornarão norma, mesmo se a humanidade atingir emissões líquidas zero de carbono. De acordo com uma pesquisa climática publicada na revista Environmental Research: Climate, as ondas de calor são sistematicamente mais intensas, duradouras e frequentes quanto mais se adia o objetivo de emissões líquidas zero.

Os pesquisadores utilizaram modelagem climática e supercomputadores para compreender como as ondas de calor irão reagir nos próximos 1.000 anos, após o mundo atingir emissões líquidas zero de carbono. Eles calcularam a diferença a longo prazo nessas ondas para cada atraso de cinco anos para zerar as emissões, entre 2030 e 2060.

Consequências a Longo Prazo

Com isso, a pesquisa mostrou que, mesmo após alcançadas as emissões nulas, as ondas de calor podem ser exacerbadas pelo aquecimento a longo prazo no Oceano Antártico. Após 1000 anos, a situação ainda é impossível de retornar às condições pré-industriais. Em algumas regiões do planeta, o problema até se agravará quando o objetivo de emissões líquidas zero for atingido em 2050 ou posteriormente.

  • Países mais próximos do equador serão mais afetados, com ondas de calor que quebrarão recordes históricos atuais pelo menos uma vez por ano.
  • O investimento em infraestrutura pública, habitação e serviços de saúde será fundamental para manter as pessoas frescas e saudáveis durante o calor extremo.
  • A adaptação levará séculos, não décadas, e exigirá ação imediata para reduzir as emissões de carbono.

Segundo os pesquisadores, é fundamental alcançar emissões líquidas zero globais até 2040, no máximo, para minimizar a severidade das ondas de calor. Embora os resultados sejam alarmantes, eles oferecem “uma visão vital do futuro, permitindo que medidas de adaptação eficazes e permanentes sejam planejadas e implementadas”.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link