bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 09:16
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

OMS passa a recomendar remédios para perda de peso como Ozempic e Mounjaro

OMS Recomenda Remédios para Perda de Peso como Ozempic e Mounjaro

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a obesidade afetará 2 bilhões de pessoas até 2030. Diante dessa realidade, o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu novas diretrizes para o uso de medicamentos para perda de peso e tratamento da obesidade, incluindo a recomendação inédita por medicamentos agonistas de GLP-1, como Ozempic e Mounjaro.

Essas novas diretrizes estabelecem que medicamentos de terapias com peptídeos semelhantes ao glucagon possam ser utilizados como ferramentas para o tratamento da obesidade em adultos. Remédios como Ozempic e Mounjaro fariam parte de uma estratégia de tratamento a longo prazo que combine medicação com dietas e atividades físicas.

O que Diz a OMS?

A OMS afirma que as terapias com GLP-1 representam um capítulo na mudança conceitual de como as pessoas encaram a obesidade. No entanto, a medicação não pode resolver o problema global da obesidade sozinha. Fatores genéticos, ambientais, estresse e exposição a alimentos processados também podem ter ligação com a doença.

A OMS recomenda que a indústria farmacêutica estabeleça metas e objetivos de redução dos valores de custo dos medicamentos, para que pacientes obesos de países em desenvolvimento possam ter acesso aos mesmos medicamentos que a parcela mais rica da população.

Como Funcionam os Medicamentos Agonistas de GLP-1?

Esses remédios são capazes de suprimir o apetite de uma pessoa, “enganando o cérebro” e emitindo um sinal semelhante ao de um hormônio que sinaliza a saciedade. Além disso, os GLP-1s apresentam evidências crescentes da sua atuação em outros processos biológicos, como a redução dos riscos relacionados à obesidade, como a hipertensão, ataques cardíacos e derrames.

As diretrizes estabelecidas pela OMS são, por vezes, incorporadas nas políticas de saúde dos seus Estados-membros. No entanto, três “grandes barreiras” precisam ser superadas para garantir que todas as pessoas cuja saúde se beneficiaria com os agonistas de GLP-1 possam recebê-los: falta de capacidade de produção, disponibilidade e preço acessível; preparo dos sistemas de saúde para fornecê-los; e acesso universal à assistência médica.

Além disso, é fundamental que as pessoas que utilizam esses medicamentos também adotem uma dieta balanceada e pratiquem atividades físicas regulares, pois as evidências mostram que a maioria das pessoas recuperam o “peso” eliminado quando o tratamento é interrompido.

  • Medicamentos agonistas de GLP-1, como Ozempic e Mounjaro, podem ser utilizados para o tratamento da obesidade em adultos.
  • Esses remédios devem ser parte de uma estratégia de tratamento a longo prazo que combine medicação com dietas e atividades físicas.
  • A OMS recomenda que a indústria farmacêutica reduza os preços dos medicamentos para que sejam acessíveis a todos.

Este conteúdo pode conter links de compra.