Óculos XR: A Tecnologia que Está Revolucionando o Mundo do Trabalho
A tecnologia vestível está cada vez mais avançada e está começando a ser utilizada em diversas áreas, desde a saúde até a educação. Um exemplo disso são os óculos de realidade estendida (XR), que permitem que as pessoas sejam transportadas para outra dimensão. Com a ajuda da inteligência artificial, esses óculos estão se tornando cada vez mais sofisticados e estão começando a ser utilizados como ferramentas diárias de trabalho.
Segundo Murilo Zanini de Carvalho, professor de Inteligência Artificial e Computação do Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli), a chave para o sucesso desses óculos está no “entendimento” do contexto pela IA. Isso se deve à melhoria na capacidade de processamento de imagens e voz, que permite que os óculos identifiquem objetos e busquem contexto.
Tipos de Realidade
Existem três tipos de realidade que são importantes para entender como os óculos XR funcionam:
- Realidade Virtual (VR): transporta o usuário para outro mundo, privando-o da visão física real e oferecendo uma imersão total.
- Realidade Aumentada (AR): mantém a visão do mundo físico e insere elementos digitais nele, permitindo que a pessoa continue interagindo com o ambiente e outras pessoas.
- Realidade Mista: é a união dos dois modelos anteriores, que amplia as possibilidades de uso e permite que os óculos sejam utilizados como ferramentas diárias de trabalho.
Os óculos de realidade mista estão começando a ser utilizados em diversas áreas, incluindo a medicina e a educação. Em hospitais, esses óculos estão sendo utilizados para auxiliar médicos a observarem informações importantes do paciente e a alinhar próteses para garantir melhores resultados e reduzir o risco de erros. Na educação, os óculos estão sendo utilizados para criar experiências imersivas 3D para o aprendizado de conceitos mais abstratos.
No entanto, ainda existem barreiras para que esses dispositivos se tornem mais populares, incluindo o custo elevado e os desafios de produção. No entanto, acredita-se que a maior oportunidade de popularização está nos “óculos que não precisam devolver um feedback visual”, como é o caso do Ray-Ban Meta, e que focam no áudio.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link