bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 18:19
Temperatura: -2.2°C
Probabilidade de chuva: 3%

O Twitter vai voltar? Startup planeja trazer a marca de volta sem Elon Musk

O Twitter Vai Voltar?

Uma startup chamada Operation Bluebird entrou com um pedido formal no Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA para assumir o direito de uso da marca Twitter, nome da antiga rede social comprada por Elon Musk e renomeada como X. O requerimento inclui não só o nome, mas também o icônico pássaro azul e a marca “Tweet”.

A iniciativa reacende a pergunta: o Twitter pode realmente voltar? A startup afirma que pretende voltar com a rede social no final do próximo ano, mas seria um lançamento — Twitter.new —, já que todos os registros dos usuários do antigo Twitter estão no atual X.

Entenda o Caso

No último dia 2, terça-feira, a Operation Bluebird preencheu um formulário no Escritório de Patentes e Marcas Registradas solicitando os direitos do uso das marcas Twitter e Tweet, bem como o símbolo conhecido da marca, o pássaro azul. Foi solicitado à agência federal dos Estados Unidos o cancelamento das marcas registradas da X Corporation, supostamente abandonadas por Elon Musk.

A startup é liderada pelo advogado de Illinois Michael Peroff e pelo ex-conselheiro geral do Twitter, Stephen Coates. Peroff afirma que, nos anos seguintes, surgiram ou ganharam força outras redes sociais semelhantes ao Twitter — como Threads, Mastodon e Bluesky. Mas que nenhuma delas possui a escala ou o reconhecimento do antigo Twitter.

Desafios para o Retorno do Twitter

Caso a solicitação seja atendida, a Operation Bluebird terá que superar alguns obstáculos importantes, como o fato do X ainda usar o domínio do Twitter como backend para se conectar a sites (e possivelmente serviços) de terceiros, o fato do X continuar usando a palavra “Tweet” para describir as publicações e o próprio histórico, que os usuários ainda têm apego.

Além disso, a rede social do Elon Musk ainda tem o rótulo “X, antigo Twitter”. No entanto, a startup já criou um protótipo funcional onde convida usuários a reservar seus nomes de login.

Conclusão

Embora a iniciativa da Operation Bluebird seja interessante, é difícil mensurar se a nova rede social Twitter.new terá o mesmo apelo pelos usuários. No entanto, a startup parece determinada a resgatar o carinho do público pelo pássaro azul e oferecer uma experiência semelhante à do antigo Twitter.

As principais razões para o possível retorno do Twitter incluem:

  • A falta de escala e reconhecimento das outras redes sociais semelhantes ao Twitter;
  • A nostalgia dos usuários pelo antigo Twitter;
  • A possibilidade de oferecer uma experiência semelhante à do antigo Twitter.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link