O que os óculos inteligentes indicam sobre o futuro dos celulares?
Os óculos inteligentes, antes considerados objetos da ficção científica, começam a ganhar espaço no mercado e a disputar protagonismo com os smartphones. Equipados com câmeras, assistentes de IA, comandos por voz e até tradução em tempo real, esses dispositivos vestíveis sugerem uma mudança na forma como interagimos com tecnologia e levantam a dúvida: até que ponto eles podem substituir o celular?
A tecnologia, que já desperta interesse de criadores de conteúdo e entusiastas, agora mira também o consumidor comum. Mark Zuckerberg, CEO da Meta, chegou a afirmar que os óculos são a próxima grande revolução tecnológica. E os recentes lançamentos mostram que a aposta é séria.
Funcionalidades e vantagens
Os óculos inteligentes oferecem uma variedade de funcionalidades, incluindo tradução, assistência com chatbot, controle de WhatsApp por voz, gravação de vídeos e função de fones de ouvido. Além disso, eles permitem que os usuários tenham as mãos livres, o que é uma grande vantagem em comparação com os smartphones.
- Deixar as mãos livres para realizar outras atividades
- Permitir que os usuários aproveitem eventos sem precisar segurar um celular
- Oferecer funcionalidades de IA, como tradução em tempo real
Giorgio Pradi, presidente da EssilorLuxottica Brasil, destacou que a introdução dos óculos inteligentes abre diversas possibilidades para conteúdo e se torna o “smart produto mais natural” na sua usabilidade.
De gadget de nicho a item do dia a dia
Os óculos da Meta têm o objetivo de alcançar usuários que não estão apenas no escopo de criar conteúdo. As funções de atender chamadas sem precisar tirar o celular do bolso e ouvir músicas sem fones de ouvido são exemplos de que os óculos atendem a um público maior.
Além disso, as funcionalidades de IA podem elevar ainda mais a popularidade desses dispositivos. Em situações de contato com outras línguas em uma viagem, por exemplo, é possível ter a tradução simultânea do que é capturado pela câmera dos óculos.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link