O que fazer se cair em golpes ou fraudes nas viagens de Carnaval?
Se você vai aproveitar o Carnaval, as chances de passar a data em um bloquinho ou viajar para curtir o feriado são grandes. No entanto, os golpistas também ficam animados com as festas, pois aproveitam o ânimo das pessoas e a farra nas ruas para direcionar seus golpes.
As frentes de ataque são muitas, de cartões de crédito e pagamentos via Pix a pacotes de viagem falsos, cobranças abusivas e phishing. Embora a prevenção seja a melhor arma, nem sempre conseguimos evitar a ocorrência de um golpe: o que fazer, então, quando somos vítimas de fraude?
Dicas para evitar golpes no Carnaval
Para evitar cair em golpes no Carnaval, é fundamental ter atenção redobrada a golpes comuns, como QR Codes falsos, maquininhas de cartão adulteradas e fraudes via Pix.
- Use um smartring e/ou smartwatch para pagar por serviços e ler notificações sem levar o celular ou cartões consigo.
- Conferir cuidadosamente os dados do pagamento antes de confirmar qualquer transação.
- Proteja aplicativos bancários, ative recursos de bloqueio e rastreamento remoto, habilite a autenticação em dois fatores e mantenha os dispositivos atualizados.
O que fazer se cair em um golpe
Se você cair em um golpe, é fundamental agir rapidamente. Aqui estão algumas dicas:
- Entre em contato com as instituições financeiras para bloquear contas, suspender cartões e desativar carteiras digitais.
- Troque as senhas de serviços sensíveis, como e-mail, aplicativos bancários e redes sociais.
- Registre boletim de ocorrência e preserve todas as evidências, como e-mails, comprovantes de pagamento, URLs e capturas de tela do site ou das mensagens fraudulentas.
Além disso, é fundamental estar atento às regras de cancelamento da empresa e evitar cobranças abusivas. Se você cancelar uma viagem, a companhia aérea tem o direito de cobrar multa, desde que o valor não seja abusivo.
Em resumo, a prevenção é a melhor arma contra os golpes, mas se você cair em um golpe, é fundamental agir rapidamente e seguir as dicas acima para minimizar os prejuízos.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link