O que é um Rali Urbano?
Quem curte o universo automotivo e ouve falar em rali, provavelmente relaciona a palavra com algumas das competições mais famosas do calendário esportivo, como o Rally dos Sertões ou o Dakar. No entanto, esses são exemplos de ralis de terra, também chamados de Cross Country ou Off-Road. Mas o que é um Rali Urbano?
A reportagem do CT Auto foi convidada pela Stellantis para participar da 3ª edição da Copa Peugeot, que em 2025 trocou as pistas de asfalto dos autódromos pelas ruas, estradas e avenidas, em um autêntico Rali Urbano. Após participar da experiência, a reportagem do CT Auto vai explicar, em detalhes, o que diferencia um Rali Urbano dos outros tipos de rali.
Tipos de Rali
Existem vários tipos de rali, incluindo:
- Rali de terra (Cross Country ou Off-Road)
- Rali de velocidade: vence quem completar o percurso em menos tempo
- Rali de regularidade: nessa competição, velocidade importa, mas não determina o vencedor, pois é o piloto mais regular quem leva o troféu para casa
O que é um Rali Urbano?
O Rali Urbano é bastante similar ao de regularidade, mas com algumas diferenças importantes. A competição foi disputada em um percurso entre São Paulo e Paraty, município situado no litoral Sul do Rio de Janeiro. Os carros utilizados foram os novos Peugeot 208 e 2008 GT Hybrid, e o traçado preparado pela organização foi pensado justamente para extrair o máximo do novo powertrain híbrido leve.
Antes de cair na estrada, os jornalistas tiveram que passar por um detalhado briefing, no qual os organizadores explicaram o significado de cada ponto da longa planilha que foi entregue ao navegador e ao piloto. A velocidade não é o mais importante, o que vale é a regularidade, mas há alguns desafios extras que diferenciam a prova dos ralis tradicionais.
Regras do Rali Urbano
Algumas das regras importantes do Rali Urbano incluem:
- Passar nos pontos de controle dentro de um período de tempo pré-estabelecido
- Cumprir as leis de trânsito, incluindo respeitar faróis vermelhos e placas de PARE
Depois de algumas paradas para ajuste de tempo, novas trocas de lugar entre motorista e navegador e, também, provas surpresa, finalmente cruzamos a “linha de chegada”. O resultado final apontou para a classificação de Carlos Mattos, parceiro do CT Auto na aventura, como terceiro colocado na etapa da prova.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link