bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 21:10
Temperatura: -11.7°C
Probabilidade de chuva: 0%

O que é OSINT e como ele pode afetar sua vida

O OSINT (Open Source Intelligence), ou Inteligência de Código Aberto, é a coleta e análise de dados que estão circulando livremente na internet, como redes sociais, fóruns, sites governamentais, entre outros. Essas informações são usadas para gerar conhecimento útil relacionado a questões de segurança cibernética, investigações e práticas jornalísticas.

No entanto, o OSINT também pode ser usado para fins mal-intencionados, como o doxing, que é a prática de coletar e divulgar publicamente informações privadas, como documentos, endereços e telefones, sem o consentimento da pessoa afetada.

Os riscos do compartilhamento excessivo

Compartilhar informações pessoais nas redes sociais pode ser um problema gigantesco, caso um cibercriminoso tenha você na mira. Alguns itens específicos, como crachás de trabalho, passagens e check-ins em aplicativos, podem ser um prato cheio para hackers mal-intencionados.

Por exemplo, o simples ato de compartilhar uma foto do seu crachá nas redes sociais pode abrir espaço para que um hacker copie o design e crie uma versão falsa, ou leia o código de barras para clonar o acesso.

Consequências na vida pessoal e corporativa

Existem diversas consequências que podem vir de dados públicos quando eles caem nas mãos de criminosos. A vítima pode sofrer tentativas de roubo de identidade, perseguição e stalking, e furtos residenciais.

No universo corporativo, o OSINT pode servir como base da engenharia social, pois o hacker terá acesso a uma série de informações pessoais do alvo que o ajudarão a orquestrar um ataque mais eficiente.

Dicas para proteger sua privacidade

Embora a privacidade no meio online seja algo difícil de ser alcançado, é possível aplicar algumas medidas simples no seu dia a dia para evitar que a sua pegada digital seja facilmente decifrada por criminosos. Aqui estão algumas dicas:

  • Tranque seus perfis em redes sociais para desconhecidos.
  • Aposte na técnica do “poste depois”.
  • Desfoque ou cubra informações sensíveis.
  • Faça uma limpeza digital.

Vale reforçar que a privacidade absoluta pode até ser impossível, mas saber como dificultar a vida do criminoso é fundamental para tentar manter as suas informações intactas.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link