bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 19:28
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

O que é headless browsing?

O headless browsing é uma nova geração de navegação na internet que utiliza inteligência artificial (IA) para automatizar tarefas online. Diferentemente dos navegadores tradicionais, como Google Chrome, Microsoft Edge e Mozilla Firefox, os navegadores headless operam sem precisar de uma interface gráfica, permitindo que agentes de IA realizem tarefas de forma automatizada.

Como funcionam os navegadores headless

Os navegadores headless são projetados para atuar como agentes de IA, com recursos integrados que permitem automatizar tarefas complexas, como resumir conteúdos, comparar preços de produtos e preencher formulários. Todas essas ações podem ser realizadas sem que o usuário precise interagir manualmente com diversas abas do navegador.

Alguns exemplos de navegadores headless incluem:

  • ChatGPT Atlas (OpenAI)
  • Comet (Perplexity)
  • Aria (Opera)

Privacidade e impacto na economia digital

No entanto, os navegadores de IA podem apresentar riscos à segurança e à privacidade, já que têm acesso a todo o histórico de pesquisa e a dados sensíveis. Além disso, existem vulnerabilidades à prompt injection, em que sites maliciosos podem enganar a IA para executar ações prejudiciais.

O especialista Nico Steppat destaca que ferramentas como Comet e ChatGPT Atlas podem impactar diretamente provedores de sites e o mercado de publicidade digital, reduzindo a necessidade de visitas diretas e diminuindo tráfego, engajamento e a eficácia de anúncios.

Headless browsing e a teoria da internet morta

Para Nico Steppat, os navegadores headless estão ligados à chamada teoria da internet morta, que prevê um cenário em que conteúdos da web serão gerados automaticamente por IAs e consumidos majoritariamente por outros agentes automatizados. No entanto, ele acredita que isso não significa a morte da internet, mas sim uma transição para uma internet pós-humana, guiada por agentes cognitivos.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link