Geometrias das Teias de Aranhas: Mais do que Simples Decorações
As teias de aranhas são conhecidas por suas geometrias fascinantes e complexas, cada uma construída com seda produzida pelas fiandeiras, órgãos especiais localizados na parte inferior do abdômen das aranhas. Um estudo recente publicado na revista científica PLOS One investigou os padrões observados nas teias e sugere que eles têm funções que vão além de decorar a natureza.
Os pesquisadores se concentraram no papel do stabilimentum, marcas de seda que se diferenciam do resto da teia em espessura e formato. Esses “ornamentos decorativos” podem auxiliar as aranhas a encontrar suas presas de forma mais fácil. O estudo simulou os efeitos que variadas configurações de teias têm sobre as vibrações das estruturas, focando especialmente no papel do stabilimentum.
Os resultados mostraram que os stabilimentum não afetaram ondas vindas de um objeto que cai perpendicularmente sobre a teia ou que atinge lateralmente em direção ao centro. No entanto, vibrações paralelas à espiral da teia, normalmente originárias de presa se debatendo, tinham alcances maiores nas teias com stabilimentum de “plataforma”, chegando ao lado oposto da teia. Isso sugere que as marcações de seda seriam uma melhoria de conectividade entre os fios, o que facilitaria as aranhas detectarem suas presas.
- Os diferentes tipos de stabilimentum encontrados incluem o formato clássico de zigue-zague e o chamado stabilimentum “plataforma”, uma rede densa de seda tecida simetricamente no centro da teia.
- As simulações computacionais mostraram que os stabilimentum não afetaram ondas vindas de um objeto que cai perpendicularmente sobre a teia ou que atinge lateralmente em direção ao centro.
- As vibrações paralelas à espiral da teia tinham alcances maiores nas teias com stabilimentum de “plataforma”, chegando ao lado oposto da teia.
Os autores do estudo afirmam que a descoberta pode inspirar o desenvolvimento de materiais inspirados nas teias com propriedades elásticas ajustáveis. Além disso, a função dos stabilimentum pode ser considerada como uma melhoria de conectividade entre os fios, o que facilitaria as aranhas detectarem suas presas.
Conclusão
As geometrias das teias de aranhas são mais do que simples decorações. Elas têm funções importantes que ajudam as aranhas a encontrar suas presas e a se esconderem de predadores. O estudo dos padrões observados nas teias pode inspirar o desenvolvimento de materiais e tecnologias inovadoras.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link