NVIDIA Envia Primeiro Acelerador de Inteligência Artificial para o Espaço
A NVIDIA anunciou recentemente que enviará uma GPU H100 “Hopper” com inteligência artificial equipada no lançamento do satélite da Starcloud, marcando um grande salto de capacidade computacional em comparação com os demais satélites em órbita.
Através do uso de painéis solares, a energia não será uma limitação para o componente, permitindo que a GPU opere de forma contínua e sem qualquer problema. Além disso, o sistema de resfriamento passivo aproveita as temperaturas extremamente baixas do vácuo espacial para dissipar o calor gerado pela GPU de forma eficiente.
Com essa estrutura, a placa aceleradora de inteligência artificial será a mais poderosa a orbitar a Terra, com mais de 100 vezes a capacidade computacional em comparação com os aceleradores dos demais satélites.
O Plano da Starcloud e NVIDIA
A startup Starcloud faz parte da iniciativa NVIDIA Inception, um programa que apoia startups de tecnologia de ponta no desenvolvimento de suas aplicações. O plano da companhia é construir data centers espaciais massivos, alimentados por painéis solares capazes de gerar até 5 GW de energia.
Alguns dos benefícios desse plano incluem:
- Energia quase ilimitada e renovável com custo baixo
- Redução de 10 vezes na emissão de dióxido de carbono em comparação com a construção e operação de servidores na Terra
- Capacidade de operar sem a utilização de baterias ou fonte de energia reserva
A parceria entre as duas companhias é estratégica, permitindo explorar um território com expertise e preparação técnica. A GPU NVIDIA H100 será utilizada para observar dados da Terra e fornecer informações mais precisas sobre previsão do tempo, detecção de incêndios florestais e sinais de socorro de forma quase instantânea.
O plano é que os próximos lançamentos da companhia já contem com GPUs NVIDIA Blackwell, que podem trazer até 10 vezes mais performance para as inteligências artificiais que vão orbitar pelo nosso planeta.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link