bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 12:18
Temperatura: -11.5°C
Probabilidade de chuva: 2%

Novo método prevê com mais precisão risco de deslizamentos de terra no Brasil

Previsão de Deslizamentos de Terra no Brasil

Um novo método de análise estatística desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) pode prever com mais precisão o risco de deslizamentos de terra causados por chuva intensa no Brasil.

A equipe de pesquisadores comparou a eficiência da abordagem com a técnica tradicionalmente usada em análises dessa natureza e constatou que o novo método teve desempenho ligeiramente superior, com destaque para uma melhor classificação das áreas que podem ser afetadas pelos desastres em diferentes categorias.

Entre as principais vantagens do novo método, está a capacidade de reduzir ambiguidades e apresentar maior alinhamento com o comportamento real dos deslizamentos no território. Além disso, o método é simples de aplicar e pode ser utilizado por prefeituras com apenas dados geoespaciais básicos e um computador comum com software livre de análise de dados georreferenciados.

Método AHP Gaussiano

O método AHP Gaussiano utiliza a distribuição gaussiana ou curva de Gauss para definir os pesos de cada fator de forma objetiva, o que ajuda a prever com mais precisão o risco de deslizamentos de terra. A equipe de pesquisadores aplicou o método em um estudo de caso real, utilizando dados de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, que é um dos municípios mais suscetíveis a deslizamentos de terra no estado.

Os resultados mostraram que o método AHP Gaussiano atribuiu 26,31% da área analisada à categoria de suscetibilidade muito alta ao deslizamento, contra uma estimativa de 23,52% do método tradicional. Além disso, o método atribuiu pesos diferentes às principais variáveis, com a geomorfologia e as distâncias da área afetada em relação a rios e estradas sendo os fatores mais importantes.

Aplicação Prática

O novo método pode ser aplicado em uma variedade de contextos, incluindo a prevenção de deslizamentos de terra, incêndios, desmatamento, rebaixamento de solo e desertificação. Com as mudanças climáticas, a frequência e a intensidade dessas catástrofes vão aumentar nos próximos anos, tornando a previsão e prevenção ainda mais importantes.

Alguns dos principais benefícios do método incluem:

  • Redução de ambiguidades e maior alinhamento com o comportamento real dos deslizamentos no território
  • Capacidade de prever com mais precisão o risco de deslizamentos de terra
  • Simples de aplicar e pode ser utilizado por prefeituras com apenas dados geoespaciais básicos e um computador comum

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link