bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 22:16
Temperatura: 9.1°C
Probabilidade de chuva: 0%

Novas imagens do cometa interestelar 3I/ATLAS mostram jato em direção ao Sol

Novas Imagens do Cometa Interestelar 3I/ATLAS Mostram Jato em Direção ao Sol

O cometa 3I/ATLAS, descoberto em 1º de julho, tem atraído a atenção de pesquisadores ao redor do mundo. Inicialmente, alguns especularam que ele poderia ser uma nave extraterrestre, mas imagens recentes mostram o objeto liberando um jato na direção do Sol, um comportamento característico de cometas.

As novas imagens do cometa foram registradas em 2 de agosto pelo telescópio Two-Meter Twin, no Observatório de Teide, nas Ilhas Canárias, e compartilhadas em 15 de outubro no site The Astronomer’s Telegram. A imagem foi gerada a partir da combinação de 159 exposições, com 50 segundos de duração cada, e mostra o núcleo do cometa como um grande ponto preto, cercado por um brilho circular branco.

A estrutura luminosa apresenta uma ruptura, semelhante a um leque, que indica a região de onde o jato está sendo expelido em alta velocidade na direção do Sol. De acordo com Miquel Serra-Ricart, astrofísico que divulgou as imagens, observar o jato apontando para a direção da nossa estrela faz parte da anatomia padrão dos cometas que viajam pelo Sistema Solar.

Essa estrutura é resultado do aquecimento do cometa conforme ele se aproxima do Sol. O lado do objeto voltado para a estrela tende a se aquecer mais rapidamente, o que pode resultar na sublimação de material cometário, lançando um jato composto por partículas de poeira e dióxido de carbono em direção ao Sol. O movimento de rotação do núcleo do cometa é o que faz o jato assumir o formato de leque.

  • O cometa 3I/ATLAS atingirá sua maior proximidade com o Sol (periélio) em 29 de outubro.
  • Devendo voltar a ser visível da Terra apenas em meados de novembro, quando os astrônomos esperam observar as possíveis mudanças em sua estrutura após a passagem pela estrela.
  • O jato pode se estender por cerca de 10 mil quilômetros a partir da superfície do cometa interestelar.

Essas observações são fundamentais para entender melhor a composição e o comportamento dos cometas, especialmente aqueles que vêm de fora do nosso Sistema Solar. A continuação do estudo do cometa 3I/ATLAS promete revelar mais segredos sobre esses objetos misteriosos e sua jornada pelo cosmos.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link