Nova Tecnologia em Semáforos Reduz Paradas no Trânsito
Imagine reduzir o tempo parado no trânsito em até 30%. Essa é a realidade em alguns cruzamentos nos Estados Unidos, graças a uma nova tecnologia implementada por pesquisadores da Universidade de Michigan. Eles desenvolveram semáforos inteligentes que utilizam sinais de GPS para reprogramar, em tempo real, os intervalos de tempo em que os semáforos permanecem fechados.
Essa tecnologia permite que os motoristas aproveitem um trânsito mais livre, estendendo o tempo da luz verde para quem está parado na fila. Os testes iniciais realizados em Birmingham, no estado de Michigan, confirmaram que os semáforos com a nova tecnologia reduziram os tempos de parada dos motoristas entre 20% e 30% na região.
Como Funcionam os Semáforos com GPS?
A tecnologia GPS incorporada aos semáforos é mais avançada do que os tradicionais sensores de trânsito embutidos no asfalto. Ela não depende do peso do veículo para determinar se há alguém aguardando a luz ficar verde. Em vez disso, o sistema detecta a distância que um carro parou ao observar o farol vermelho, indicando a quantidade de veículos à frente.
Isso permite calcular com maior exatidão o tempo necessário para a troca da luz. Além disso, a tecnologia é capaz de detectar número de paradas, tempo de atraso e até desvios de rota, tornando-a mais assertiva.
Os dados coletados são anônimos, não há risco de invasão de privacidade do motorista ou do veículo monitorado pelo sistema. Se os testes tiverem sucesso, a intenção é expandir para semáforos em outras regiões dos Estados Unidos e, futuramente, para fora do país.
- Redução de tempo parado no trânsito em até 30%
- Tecnologia GPS mais avançada do que sensores tradicionais
- Dados coletados de forma anônima, sem risco de invasão de privacidade
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link