Nova Plataforma Utiliza Inteligência Artificial para Apoiar Adaptação Climática no Brasil
O Brasil enfrenta desafios significativos em relação às mudanças climáticas, com eventos como enchentes, secas e deslizamentos se tornando cada vez mais frequentes. De acordo com um levantamento da Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica, em parceria com a Fundação Grupo Boticário, os desastres climáticos no país cresceram 250% entre 2020 e 2023 em comparação com os registros dos anos 1990.
Diante desse cenário, a Plataforma Natureza ON foi desenvolvida para apoiar a adaptação climática no Brasil, combinando inteligência artificial e ciência aberta para ajudar cidades, empresas e cidadãos a entenderem e enfrentarem os riscos ambientais. A plataforma é resultado de uma parceria entre a Fundação Grupo Boticário, o MapBiomas e o Google Cloud.
Funcionalidades e Objetivos
A Natureza ON oferece um mapa vivo dos riscos climáticos, utilizando dados históricos do MapBiomas desde 1985 para identificar riscos de deslizamento, inundação, insegurança hídrica e mudanças no uso do solo. A plataforma também propõe Soluções Baseadas na Natureza (SBN) para ajudar a reduzir esses riscos, como aumentar a cobertura verde em áreas urbanas.
Algumas das soluções iniciais incluem:
- Parques e praças multifuncionais
- Renaturalização de rios
- Proteção costeira
A plataforma faz parte da estratégia de adaptação climática da Fundação Grupo Boticário até 2030, com foco em segurança hídrica e resiliência costeira e marinha. O objetivo é levar o conhecimento científico para todo o território brasileiro, tornando os dados mais acessíveis e democráticos.
Tecnologia e Colaboração
A Natureza ON é movida por uma combinação de ciência e tecnologia verde, com o Google Cloud fornecendo infraestrutura digital alimentada por 90% de energia renovável no Brasil. O MapBiomas amplia seu papel histórico de monitorar o território para incluir o mapeamento de riscos climáticos.
A plataforma é pensada como um sistema vivo, que muda conforme o território. A equipe da Fundação já planeja novas funcionalidades, como um chatbot baseado em IA e simulações interativas para mostrar como as soluções reduzem riscos ao longo do tempo.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link