Notificações por Intoxicação com Metanol Sobem para 43
O número de suspeitas de intoxicação por metanol no país subiu para 43, de acordo com a determinação de notificação imediata pelo Ministério da Saúde. Desse total, 39 casos foram registrados em São Paulo, sendo 10 confirmados e 29 em investigação, além de 4 casos em investigação em Pernambuco.
Até o momento, apenas uma morte decorrente desse tipo de intoxicação foi confirmada pelo Ministério da Saúde no estado de São Paulo. Mais sete óbitos seguem em investigação, sendo dois em Pernambuco e os outros cinco também em São Paulo.
A situação é considerada anormal pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que declarou: “Estamos diante de uma situação anormal e diferente de tudo o que consta na nossa série histórica em relação à intoxicação por metanol no país”.
Os números atuais extrapolam a média anual de 20 casos de intoxicação por metanol no Brasil. A Polícia Federal conduz a investigação por suspeita de envolvimento de organização criminosa, por meio da adulteração de bebida alcoólica.
Sala de Situação
Para monitorar os casos de intoxicação, o Ministério da Saúde instalou uma Sala de Situação que reúne equipes técnicas dos ministérios da Saúde, Justiça e Segurança Pública, Agricultura e Pecuária, além de conselhos e agências governamentais.
Os profissionais atuarão na análise sistemática dos casos suspeitos, além do planejamento, da organização, coordenação e do controle das medidas a serem adotadas enquanto persistirem o risco sanitário e a necessidade de resposta nacional à intoxicação por metanol após o consumo de bebida alcoólica.
As principais ações incluem:
- Análise sistemática dos casos suspeitos
- Planejamento e organização de medidas de controle
- Coordenação e controle das ações de resposta nacional
O objetivo é garantir a segurança sanitária e prevenir novos casos de intoxicação por metanol no país.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link