bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 09:34
Temperatura: 0.2°C
Probabilidade de chuva: 0%

Nostalgia Influencia Consumo de Livros, Series e Afeta o Comportamento dos Usuários no Streaming

Nostalgia no Mercado de Entretenimento

O mercado do entretenimento está vivendo uma explosão de nostalgia, com o retorno de sagas que marcaram gerações entre as décadas de 2000 e 2010. A CCXP, realizada anualmente em São Paulo, é um termômetro da indústria do entretenimento, revelando tendências e antecipando movimentos de mercado.

Este ano, o destaque do evento foi o retorno de sagas como Jogos Vorazes, que ultrapassou a Bíblia e liderou o ranking de 2025. A adaptação cinematográfica do quinto livro da saga teve seu primeiro trailer lançado em novembro deste ano e a estreia do filme está marcada para 2026. Além disso, a série Percy Jackson e os Olimpianos atraiu 13,3 milhões de espectadores em seus primeiros seis dias no Disney+ e Hulu.

Retorno de Sagas Clássicas

Outras sagas também estão retornando, como o universo de Harry Potter, que volta às telas em um formato de série produzida pela HBO Max. A trama original narra a jornada do jovem bruxo enfrentando o vilão Voldemort e descobrindo o poder da amizade e da coragem. Além disso, foi confirmado que Maze Runner deve ganhar um reboot, reforçando ainda mais a tendência de revisitar franquias que marcaram gerações.

Essa tendência de nostalgia está influenciando o consumo de livros, séries e afetando o comportamento dos usuários no streaming. As pessoas estão buscando por conteúdo que lhes permita reviver memórias felizes do passado, o que está impulsionando a demanda por adaptações de livros e séries clássicas.

  • Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita conquistou o primeiro lugar entre os “melhores livros de 2025”
  • A série Percy Jackson e os Olimpianos atraiu 13,3 milhões de espectadores em seus primeiros seis dias no Disney+ e Hulu
  • O universo de Harry Potter volta às telas em um formato de série produzida pela HBO Max

Em resumo, a nostalgia está tendo um impacto significativo no mercado do entretenimento, com o retorno de sagas clássicas e a demanda por conteúdo que permita reviver memórias felizes do passado. Isso está impulsionando a demanda por adaptações de livros e séries clássicas e afetando o comportamento dos usuários no streaming.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

O mercado do entretenimento vive uma verdadeira explosão de nostalgia. Nesse contexto, a CCXP realizada anualmente em São Paulo, tornou-se um termômetro da indústria do entretenimento, revelando tendências e antecipando movimentos de mercado. Este ano, o destaque do evento vai para o retorno de sagas que marcaram gerações entre as décadas de 2000 e 2010 e continuam a mobilizar milhões de fãs.

Jogos Vorazes ultrapassa a Bíblia e lidera ranking de 2025

Durante um painel exclusivo no Unlock CCXP, a Pesquisa Geek Power 2025, realizada pelo Omelete, revelou que Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita conquistou o primeiro lugar entre os “melhores livros de 2025”, superando até a Bíblia. A adaptação cinematográfica do quinto livro da saga teve seu primeiro trailer lançado no dia 20 de novembro deste ano e a estreia do filme está marcada para 20 de novembro de 2026. 

A editora Scholastic já havia anunciado anteriormente que a versão em inglês, Sunrise on the Reaping, vendeu mais de 1,5 milhão de exemplares em todo o mundo, sendo 1,2 milhão apenas nos EUA. O desempenho foi impressionante: o dobro das vendas iniciais de The Ballad of Songbirds and Snakes (2020) e três vezes mais do que Mockingjay (2010).

A saga escrita por Suzanne Collins acumula mais de 100 milhões de exemplares vendidos em formatos impressos e digitais, traduzidos para 55 idiomas, e já esteve por mais de 360 semanas na lista de mais vendidos do New York Times. No cinema, as adaptações da Lionsgate renderam mais de US$ 3,3 bilhões em bilheteria mundial.

Jogos Vorazes apresenta um futuro distópico em Panem, onde jovens são obrigados a lutar até a morte em um reality show cruel. A protagonista Katniss Everdeen se torna símbolo de resistência contra a tirania da Capital. 

Percy Jackson ganha painel na CCXP25

Outro destaque é a série Percy Jackson e os Olimpianos, que atraiu 13,3 milhões de espectadores em seus primeiros seis dias no Disney+ e Hulu. Criada por Rick Riordan, acompanha Percy Jackson, um adolescente que descobre ser filho de Poseidon. Misturando mitologia grega e aventuras modernas, a série conquistou jovens leitores ao redor do mundo e expandiu-se em múltiplas coleções dentro do chamado “Riordanverso”

A segunda temporada estreia em 10 de dezembro, e a CCXP25 confirmou um painel especial no Palco Thunder no dia 6 de dezembro, com o elenco oficial (Walker Scobell, Leah Sava Jeffries, Aryan Simhadri e Charlie Bushnell) para comentar os novos episódios.

Outras sagas também retornam

Paralelamente, o universo de Harry Potter volta às telas em um formato de série, produzida pela HBO Max, que promete revisitar a magia de Hogwarts sob uma nova perspectiva. A trama original narra a jornada do jovem bruxo enfrentando o vilão Voldemort e descobrindo o poder da amizade e da coragem.

Ano passado, foi confirmado que Maze Runner deve ganhar um reboot, reforçando ainda mais a tendência de revisitar franquias que marcaram gerações. A história, criada por James Dashner, apresenta um grupo de adolescentes presos em um labirinto misterioso, sem memória de suas vidas anteriores. 

 

com.br/">Forbes Brasil.