Veja também olhar.
Nobel de Medicina de 2025 Premia 3 Cientistas
O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2025 foi concedido a três cientistas: Mary Brunkow, Fred Ramsdell e Shimon Sakaguchi, por suas descobertas sobre a tolerância imunológica periférica. A instituição responsável pela premiação anunciou que o prêmio deste ano está relacionado a como mantemos nosso sistema imunológico sob controle para combater micróbios e evitar doenças autoimunes.
A Assembleia Nobel do Instituto Karolinska, na Suécia, é responsável por escolher os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina. Os vencedores recebem 11 milhões de coroas suecas, além de uma medalha de ouro entregue pelo rei da Suécia. Brunkow e Ramsdell atuam nos Estados Unidos, enquanto Sakaguchi está baseado no Japão.
As descobertas dos cientistas lançaram as bases para um novo campo de pesquisa e impulsionaram o desenvolvimento de novos tratamentos, por exemplo, contra o câncer e doenças autoimunes. O Prêmio Nobel de Medicina é considerado um dos mais prestigiosos do mundo nas áreas de ciência, literatura, paz e economia.
O Prêmio Nobel foi criado a partir do testamento de Alfred Nobel, inventor sueco da dinamite e empresário de grande fortuna. Desde 1901, a honraria é concedida por contribuições extraordinárias nas áreas de ciência, literatura e paz, com interrupções principalmente durante as Guerras Mundiais. O Prêmio de Economia foi adicionado mais tarde e é financiado pelo banco central da Suécia (Riksbank).
- Os vencedores são escolhidos por comitês especializados de diferentes instituições.
- Todos os prêmios são entregues em Estocolmo, exceto o Nobel da Paz, concedido em Oslo.
- Entre os laureados do Nobel de Medicina estão cientistas renomados, como Alexander Fleming, que dividiu o prêmio de 1945 pela descoberta da penicilina.
As celebrações do Prêmio Nobel culminam em cerimônias com a presença das famílias reais da Suécia e da Noruega, seguidas de banquetes luxuosos realizados em 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link