Mudar Hábitos Pode Prevenir até 60% dos Casos de Câncer de Fígado
O câncer de fígado é uma doença silenciosa que pode ser prevenida com mudanças nos hábitos de vida. De acordo com um relatório recente da Lancet Commission, até 60% dos casos de câncer de fígado podem ser prevenidos com o controle de fatores de risco como obesidade, hepatites B e C e consumo excessivo de álcool.
O câncer de fígado é o sexto tipo de tumor mais comum no mundo e já ocupa a terceira posição entre as principais causas de morte por câncer. O número de novos casos deve quase dobrar até 2050, saltando dos atuais 870 mil diagnósticos anuais para cerca de 1,5 milhão nas próximas décadas.
Principais Causas do Câncer de Fígado
- Hepatites virais B e C
- Consumo excessivo de álcool
- Esteatose hepática, condição caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado
Essas condições hepáticas podem ser prevenidas com mudanças nos hábitos de vida, como:
- Vacinação contra hepatite B
- Tratamento da hepatite C
- Hábitos saudáveis, como evitar álcool e tabaco, praticar atividade física e manter alimentação equilibrada
Diagnóstico Precoce e Tratamento
O diagnóstico precoce do câncer de fígado depende da identificação antecipada da cirrose. Pacientes com história de consumo frequente de álcool, infecção pelo vírus da hepatite B ou C ou síndrome metabólica devem fazer ao menos uma ultrassonografia de fígado para avaliar risco de cirrose.
Algumas alterações nos exames de sangue podem servir de alerta, como o aumento dos níveis das enzimas hepáticas TGO e TGP e a queda dos níveis de plaquetas. Quando o diagnóstico é feito em fases iniciais, há possibilidade de cura com a retirada ou destruição completa dos nódulos.
O tratamento do câncer de fígado varia conforme o grau de comprometimento do órgão e o estágio do tumor. As opções vão desde procedimentos minimamente invasivos até cirurgia, terapias sistêmicas e, em alguns casos, transplante.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link