Lançamento da Plataforma do Mês da Consciência Negra
O Ministério da Igualdade Racial lançou uma plataforma interativa para promover e valorizar o legado e as lutas da população negra em todo o território nacional. A plataforma faz parte da Campanha Brasil pela Igualdade Racial, que este ano tem o tema “Justiça Climática, Território e Dignidade”.
A plataforma apresenta o Mapa da Igualdade Racial, uma ferramenta que permite visualizar eventos, atividades, palestras, exposições e outros atos com informações detalhadas sobre cada atividade cadastrada, incluindo local, data e hora. Isso visa estimular a participação de movimentos sociais, entidades da sociedade civil e órgãos de promoção da igualdade racial a inscrever suas ações e compor esse espaço de mobilização da agenda racial.
A iniciativa é uma celebração ao Novembro Negro 2025 e pode ser acessada em gov.br/igualdaderacial. Essa é uma oportunidade para que todos os 26 estados e o Distrito Federal, junto com mais de 5.500 municípios brasileiros, celebrem o feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro. Essa data é um grande marco na luta do movimento social negro brasileiro.
Alguns dos principais objetivos da plataforma incluem:
- Promover a igualdade racial e a justiça climática;
- Valorizar o legado e as lutas da população negra;
- Fomentar a participação de movimentos sociais e entidades da sociedade civil.
Com essa plataforma, o Ministério da Igualdade Racial busca fortalecer a luta contra a discriminação e a promoção da igualdade de oportunidades para todos. A plataforma é um importante passo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link