bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 05:47
Temperatura: 1.2°C
Probabilidade de chuva: 0%

Minha conta da Amazon foi hackeada: veja o que fazer

Com a disseminação dos serviços da Amazon pelo mundo, é comum encontrar pessoas que utilizam a plataforma para realizar compras, acessar conteúdo de streaming e outros serviços. No entanto, com a crescente dependência desses serviços, também aumenta o risco de contas sendo hackeadas. Se você está enfrentando essa situação, não entre em pânico, pois neste guia vamos mostrar o passo-a-passo do que fazer caso sua conta Amazon seja hackeada.

Há duas possibilidades quando uma invasão ocorre: a Amazon pode bloquear sua conta automaticamente para evitar que golpistas sigam usando seus serviços livremente, ou você pode notar atividades suspeitas e resolver agir para barrar o acesso de hackers.

O que fazer se a Amazon bloqueou meu acesso

Se a Amazon bloqueou sua conta, é provável que a companhia tenha identificado uma compra que não está de acordo com seu comportamento normal de aquisições ou registrou várias tentativas frustradas de pagar por algo. Para desbloqueá-la, siga os seguintes passos:

  • Verifique seu e-mail e SMS, já que a Amazon vai mandar uma mensagem com o assunto “Conta Bloqueada” com instruções para os próximos passos;
  • Acesse sua conta Amazon com os dados de sempre. Geralmente, o serviço ainda permite fazer o login com suas credenciais;
  • Após o acesso, você terá de preencher um formulário confirmando a identidade, usando dados como documentos pessoais ou bancários;
  • Na maioria dos casos, também chegarão e-mails ou mensagens sobre compras em aberto ou pendentes, com as medidas a serem tomadas para cancelar ou seguir com a entrega.

Atividade suspeita

Outra possibilidade é que você mesmo perceba atividades suspeitas antes da Amazon bloquear ou tomar medidas para limitar o acesso indevido. Nesse caso, acesse o serviço e, onde aparece seu nome, clique no botão “Início” em Sua Conta → Acesso e Segurança → Conta Comprometida?, onde os passos te guiarão para a proteção da conta, cessando o acesso de todos os dispositivos conectados, mudando a senha e criando um PIN de acesso, por exemplo.

Precauções de segurança

Para prevenir ataques na sua conta da Amazon, é importante ter uma senha bem forte, única para essa conta, longa e complexa. Varie entre letras maiúsculas e minúsculas e números e símbolos. Senhas repetidas ou de fácil adivinhação, como data de nascimento e nomes comuns, são presas fáceis a invasores.

Outra opção é o uso de uma passkey, que substitui a senha por uma chave criptográfica muito mais difícil de burlar. A opção está disponível na Amazon no mesmo menu de Acesso e Segurança, sob o nome Chave de Acesso. Também vale ativar a verificação por dois fatores, que pedirá um código enviado por SMS ou aplicativo de autenticação em toda tentativa de login.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link