Metal no micro-ondas: pode ou não pode? Especialista explica se é seguro
Colocar metal no micro-ondas é um aviso que todo mundo já ouviu desde criança: “não faça isso, vai pegar fogo”. Mas o que realmente acontece quando metais entram em contato com as micro-ondas do eletrodoméstico? E será que há exceções em que o uso é seguro? Para esclarecer as dúvidas, o especialista em Física, Fernando Kokubun, detalhou como funciona um forno de micro-ondas e quais são os riscos ao ligar o aparelho vazio ou com metais.
De acordo com Kokubun, quando um objeto metálico é colocado dentro do forno, as micro-ondas provocam correntes elétricas em sua superfície. Dependendo da situação, o metal pode descarregar a sua energia de forma brusca, gerando um ‘raio’, que pode danificar o micro-ondas. Existem algumas poucas situações em que podem ser colocados metais, mas, em regra geral, não devemos colocar nenhum objeto metálico dentro do forno micro-ondas.
Perigos de colocar metal no micro-ondas
Os perigos de colocar metal no micro-ondas incluem:
- Descargas elétricas que podem danificar componentes eletrônicos do forno, como o magnetron e circuitos de controle.
- Formação de faíscas dentro do gabinete que podem atingir materiais inflamáveis, gordura acumulada ou embalagens inadequadas, causando incêndios.
- Perigo de queimaduras ao manusear recipientes aquecidos e de explosão em objetos metálicos muito finos.
Exceções controladas
Existem algumas exceções controladas, como:
- Modelos de micro-ondas que combinam funções de “convecção + micro-ondas” e vêm com grelhas metálicas ou suportes projetados pelo próprio fabricante.
- Embalagens especiais para pipoca de micro-ondas, alimentos congelados ou macarrão instantâneo, que contêm partes metálicas para concentrar o calor.
Fora dessas exceções, todos os objetos metálicos devem ser evitados. Metais como talheres, recipientes de alumínio descartáveis, papel alumínio amassado, clipes e outros objetos com pontas são os maiores vilões quando se trata de segurança no micro-ondas.
Por fim, especialistas e fabricantes recomendam sempre o uso de recipientes específicos e certificados para micro-ondas, garantindo a segurança e o bom funcionamento do aparelho.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link