O Dia do Leitor e o Desafio da Leitura no Brasil
No dia 7 de Janeiro, é comemorado o dia do leitor, uma data criada para homenagear a fundação do jornal cearense “O Povo” em 1928. No entanto, uma pesquisa recente do Instituto Pró-Livro aponta que mais da metade dos brasileiros não lê livros, o que é um desafio para a promoção da leitura no país.
A pesquisa realizada em 2024 mostra que o hábito da leitura está cada vez mais raro entre os brasileiros, e que de cada dez brasileiros, sete não completaram nenhuma leitura. Isso pode ser atribuído ao excesso de estímulos de vídeos curtos em redes sociais, que tornam a leitura de livros um desafio.
No entanto, existem estratégias para incentivar o hábito de ler. Ações coletivas como frequentar bibliotecas públicas ou participar de clubes de leitura podem ser um pontapé inicial para se descobrir leitor. Encontrar outros leitores que gostam do mesmo tipo de literatura também pode estimular a leitura.
- Frequentar bibliotecas públicas
- Participar de clubes de leitura
- Encontrar outros leitores com interesses semelhantes
Além disso, procurar um livro sobre um assunto que seja do interesse e deixar o celular longe na hora de ler podem ser boas estratégias para não abandonar a leitura. A tradutora e mediadora de leitura, Manuela Siqueira, destaca que os livros nos tiram da bolha de pensamento criada pelas redes sociais, o que é fundamental para uma sociedade mais crítica e reflexiva.
Portanto, é importante promover a leitura e incentivar os brasileiros a pegar um livro e ler. Com a ajuda de ações coletivas e estratégias individuais, é possível aumentar o número de leitores no Brasil e promover uma cultura mais letrada e crítica.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link