Menopausa e Perda de Massa Cinzenta do Cérebro: Um Estudo Revelador
A menopausa é um evento fisiológico que marca o fim da fase reprodutiva feminina, trazendo consigo uma série de mudanças hormonais que podem afetar o corpo e a mente das mulheres. Um estudo recente realizado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, descobriu que a menopausa pode estar associada à redução da massa cinzenta do cérebro, bem como a uma piora na saúde mental.
Os pesquisadores utilizaram dados de quase 125 mil mulheres, retirados do banco UK Biobank, e as classificaram em três categorias: mulheres pré-menopausa, mulheres pós-menopausa que nunca realizaram terapia de reposição hormonal (TRH) e mulheres pós-menopausa que realizaram TRH. O estudo, publicado na revista científica Psychological Medicine, avaliou como os efeitos da menopausa e da TRH podem influenciar a saúde física e psicológica, bem como a saúde cognitiva de mulheres.
Efeitos da Terapia de Reposição Hormonal
A terapia de reposição hormonal é aplicada para controlar os efeitos adversos da menopausa, especialmente sintomas depressivos e de insônia. No entanto, os pesquisadores descobriram que a TRH teria apenas a capacidade de retardar esses efeitos, e não atenuá-los. As mulheres que realizaram TRH apresentaram melhores resultados em termos de saúde e cognição em comparação com as que não realizaram a terapia.
Os resultados do estudo mostraram que as mulheres pós-menopausa apresentaram maior probabilidade de terem procurado ajuda médica para tratamento de sintomas de depressão, nervosismo e ansiedade. Além disso, essas mulheres também apresentaram tempos de reação mais lentos e reduções significativas no volume de massa cinzenta em regiões cerebrais importantes, como o hipocampo e o córtex cingulado anterior.
- Redução da massa cinzenta em regiões cerebrais importantes
- Piora na saúde mental, incluindo sintomas de depressão e ansiedade
- Retardo nos efeitos adversos da menopausa com a terapia de reposição hormonal
De acordo com a pesquisadora Barbara Sahakian, do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Cambridge, as regiões do cérebro afetadas pela menopausa são as mesmas que tendem a ser afetadas pela doença de Alzheimer, o que pode tornar as mulheres mais vulneráveis a essas condições no futuro.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link