Maria Bethânia e Shakira Unem-se no Samba de Gonzaguinha
A surpreendente participação de Maria Bethânia no show de Shakira na Praia de Copacabana, programada para a noite de sábado, 2 de maio, tem uma particularidade especial. A música escolhida para ser cantada pela estrela colombiana com a intérprete baiana e a bateria da escola de samba Unidos da Tijuca é o samba “O que é o que é”, composto por Gonzaguinha (1945 – 1991) e lançado em disco na voz do autor em 1982.
Essa escolha não é apenas uma homenagem ao samba brasileiro, mas também uma conexão com a música latina, pois o samba “O que é o que é” foi recentemente gravado pelo cantor uruguaio Jorge Drexler, que incluiu uma versão em espanhol, intitulada “¿Qué será que es?”, no seu álbum “Taracá” (2026). Na gravação de Drexler, o samba de Gonzaguinha foi recriado com toque do candombe uruguaio.
A Importância do Samba “O que é o que é”
O samba “O que é o que é” tem uma história especial, pois foi lançado em 1982 e desde então se tornou um número recorrente no bis dos shows de Maria Bethânia, sobretudo a partir dos anos 2000. Além disso, a música foi eternizada em álbum ao vivo editado em 1982, após o show “Nossos momentos”.
A abordagem do samba por Shakira com Maria Bethânia no show certamente terá um tom mais festivo, de celebração, diferente da versão de Jorge Drexler, que trouxe um toque mais autêntico do candombe uruguaio.
- O samba “O que é o que é” foi composto por Gonzaguinha em 1982.
- Foi gravado por Maria Bethânia no show “Nossos momentos” em 1982.
- Foi recentemente gravado por Jorge Drexler em espanhol, com toque do candombe uruguaio.
Essa colaboração entre Maria Bethânia e Shakira promete ser um momento especial, não apenas por unir duas grandes vozes da música latina, mas também por celebrar a riqueza cultural do samba brasileiro e sua influência na música latina.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link