Exposição Coletiva Amazônia Preta em Manaus
A cidade de Manaus, no Amazonas, está se preparando para celebrar o mês da consciência negra com uma exposição coletiva intitulada “Amazônia Preta”, que será realizada no Palacete Provincial, localizado no Centro Histórico da capital amazonense. A exposição terá início no dia 1º de novembro e seguirá até o dia 22 do mesmo mês.
A exposição “Amazônia Preta” é o resultado de uma residência artística chamada Pretoberância, que reuniu artistas negros e negras amazônidas em um processo de criação coletiva e troca de saberes. As obras produzidas durante essa residência artística serão expostas no Palacete Provincial e abordam questões como resgate de memória, desconstrução de narrativas hegemônicas, celebração da ancestralidade e perspectivas contemporâneas, todas vistas pela ótica da negritude.
Além da exposição, a programação de abertura contará com um cortejo do Maracatu Pedra Encantada, que sairá da Praça Heliodoro Balbi e conduzirá o público até o interior do Palacete. Também haverá uma intervenção artística inédita na fachada do Palacete, intitulada “Gigantes da Memória”, que consiste em ilustrações de personalidades negras amazônicas de diferentes áreas, como artes, educação, ciência e cultura, que serão expostas nas 17 janelas do prédio histórico.
O Palacete Provincial, fundado em 1874, é um espaço cultural importante que abriga quatro museus de diferentes linguagens, incluindo o Museu da Imagem e do Som e a Pinacoteca do Amazonas. O acervo completo de todos os espaços culturais do Palacete é estimado em cerca de 400 mil itens, segundo a Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas.
- Exposição coletiva “Amazônia Preta” no Palacete Provincial
- Residência artística Pretoberância com artistas negros e negras amazônidas
- Intervenção artística “Gigantes da Memória” na fachada do Palacete
- Cortejo do Maracatu Pedra Encantada na programação de abertura
A exposição “Amazônia Preta” é um evento importante para a celebração do mês da consciência negra em Manaus e oferece uma oportunidade para refletir sobre a história e a cultura da região amazônica.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link