bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 21:07
Temperatura: -0.2°C
Probabilidade de chuva: 0%

Maior chifre de rinoceronte-lanoso já encontrado estava sob o gelo da Sibéria

Veja também smartwatch fit.

Descoberta de Chifre de Rinoceronte-Lanoso na Sibéria

Um time de arqueólogos fez uma descoberta notável na Sibéria, encontrando o maior chifre de rinoceronte-lanoso (Coelodonta antiquitatis) já encontrado, que estava bem preservado no solo gelado de Yakutia. O fóssil tem mais de 1,6 metro de comprimento e é considerado o maior chifre já encontrado da espécie extinta.

Além do chifre, o crânio completo do rinoceronte também foi encontrado por um pescador e caçador local nas margens do rio Kolyma, na Rússia. Os fósseis foram enviados para o Museu dos Mamutes em Yakutsk para serem investigados mais a fundo. Próximo aos restos mortais do mamífero pré-histórico, os pesquisadores acharam lemingues (pequenos roedores típicos de solos) congelados.

Análise e Descobertas

Através de análise por datação de carbono, a equipe descobriu que os restos mortais possuem cerca de 19,6 mil anos. O Coelodonta antiquitatis viveu 10.000 anos atrás, durante a Era Glacial, no norte da Eurásia. As espécies modernas de rinocerontes são parentes dos rinocerontes-lanosos.

A equipe de pesquisadores acredita que o chifre e o crânio são desproporcionais para um rinoceronte-lanoso adulto. A principal hipótese é que o fóssil pertencia a uma fêmea — os machos teriam chifres mais grossos, enquanto as fêmeas tinham chifres mais longos, assim como os rinocerontes atuais da África.

O chifre dos rinocerontes são compostos por camadas alternadas entre faixas claras e escuras, devido a deposição de queratina, algo semelhante é perceptível nos anéis de árvores. Através da análise dessas características, foi possível determinar que o rinoceronte tinha, no mínimo, 40 anos quando morreu.

Essa idade é muito maior em comparação com rinocerontes de cativeiros e selvagens modernos. De acordo com o autor do estudo, Ruslan Belyaev, “Pela primeira vez, conseguimos mostrar que, nas condições adversas da Era Glacial, os rinocerontes lanudos podiam viver tanto quanto as espécies modernas”.

  • O chifre de rinoceronte-lanoso encontrado é o maior já registrado.
  • O fóssil tem mais de 1,6 metro de comprimento.
  • A idade do rinoceronte foi determinada como no mínimo 40 anos.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link