Lançamento do Álbum “Pelos Olhos do Mar” de Lia de Itamaracá e Daúde
O álbum “Pelos Olhos do Mar” é um projeto musical que une as cantoras Lia de Itamaracá e Daúde, lançado recentemente. Com 81 e 64 anos, respectivamente, as artistas pernambucana e baiana se juntam para criar um disco que traz releituras e músicas inéditas compostas por artistas como Emicida, Céu, Russo Passapusso e Karina Buhr.
A ideia do álbum surgiu a partir da amizade e admiração mútua entre as duas cantoras, que se conhecem desde os anos 90. “Desde que vi Daúde, falei ‘meu Deus, essa daí vai comigo'”, afirma Lia. O álbum é um misto de espiritualidade, negritude e olhar feminino, com referências à ciranda, coco de roda, bolero e maracatu.
Composições e Colaborações
Os compositores escreveram as letras com base apenas no que conhecem das cantoras, explica Daúde. A ideia era deixar a imaginação fluir “sem ficar ligado nisso de que o mercado tem que ser assim ou assado”. Em “Santo Antônio da Boa Fortuna”, por exemplo, Emicida entrelaçou preces e contemplações, enquanto Céu e Russo Passapusso escreveram “Florestania”, uma canção que aplaude a natureza e o legado dos povos originários.
Outras faixas notáveis incluem “As Negras”, música lançada por Chico César em 2019, e “A galeria do amor”, canção lançada por Agnaldo Timóteo em 1976. O álbum também traz homenagens a mestres de ciranda e coco de roda, como Dona Celia, Dona Selma do Coco e Baracho.
Turnê e Projetos Futuros
Após se apresentarem em São Paulo, as cantoras planejam uma turnê pelo Nordeste em 2026. Lia de Itamaracá afirma que compõe de frente para o mar, escrevendo com um pedaço de pau na areia. “A onda vem, apaga. E eu volto a acender”, diz ela.
O álbum “Pelos Olhos do Mar” é um projeto que celebra a música, a cultura e a amizade entre as duas cantoras. Com sua mistura única de estilos e colaborações, o disco é um tributo à riqueza cultural do Brasil e à criatividade das artistas envolvidas.
- Artistas colaboradores: Emicida, Céu, Russo Passapusso, Karina Buhr e Chico César
- Estilos musicais: Ciranda, coco de roda, bolero, maracatu, samba e jazz
- Turnê: Nordeste em 2026
Este conteúdo pode conter links de compra.