Levantamento Aponta os 100 Melhores Hospitais Públicos do País
Um levantamento nacional inédito realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Instituto Ética Saúde (IES), Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) apontou os 100 melhores hospitais públicos do Brasil.
De acordo com o estudo, o estado de São Paulo concentra 30 dos 100 melhores hospitais públicos, seguido por Goiás com 10% do total. A pesquisa avaliou critérios como acreditação hospitalar, taxas de ocupação e de mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva e tempo médio de permanência dos pacientes internados.
Critérios de Avaliação
Os critérios utilizados para avaliar os hospitais públicos incluíram:
- Acreditação hospitalar: processo voluntário de avaliação e certificação dos serviços de saúde
- Taxas de ocupação e de mortalidade
- Disponibilidade de leitos de terapia intensiva
- Tempo médio de permanência dos pacientes internados
Os resultados do levantamento mostram uma disparidade em relação a São Paulo, que tem mais hospitais públicos que atendem integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No estado, 17 das 30 instituições destacadas são estaduais, sendo as demais municipais.
Conclusão
O levantamento é uma fase classificatória do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, que visa apoiar o sistema público e contribuir com o desenvolvimento do SUS. De acordo com o médico sanitarista Renilson Rehem, ex-presidente do Ibross, destacar os hospitais e falar de melhores hospitais públicos é uma forma de apoiar o sistema público e contribuir com o desenvolvimento do SUS.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link