Lenine: O Leão do Norte em Busca de um Tempo Iluminado
O álbum “Eita” é a mais recente obra do cantor e compositor Lenine, lançada após uma década sem discos de músicas inéditas. Com 11 faixas autorais, o álbum é um reflexo da maturidade artística de Lenine, que, aos 67 anos, continua a ser uma voz importante na música brasileira.
Gravado com a produção musical de Bruno Giorgi e direção artística de Lenine, “Eita” é um álbum que gravita em torno da galáxia musical desbravada por Lenine há 32 anos. O violão de toque percussivo e cheio de suingue é uma das marcas registradas do artista, e está presente em várias faixas do álbum, incluindo a música-título “Eita”, que conta com a participação de ilustres nordestinos como Alcione, Djavan, Ivete Sangalo e Luiz Inácio Lula da Silva.
O álbum é enraizado na potente musicalidade da nação nordestina, e há muito da região na timbragem da gravação e na sintaxe de músicas como a apaixonada canção “Meu xamêgo”, dedicada à companheira de vida de Lenine, Anna Barroso. Outras faixas, como “O rumo do fogo” e “Foto de família”, também refletem a conexão de Lenine com sua terra natal e sua família.
Além disso, o álbum conta com a participação de vários artistas convidados, incluindo Maria Bethânia, Maria Gadú, Siba e Carlos Posada, o que enriquece ainda mais a diversidade musical do álbum. A sanfona de Mestrinho é outra marca registrada do álbum, e está presente em faixas como “Aos domingos” e “Motivo”.
Um Álbum Coeso e Virtuoso
O álbum “Eita” é um exemplo de coesão e virtuosidade musical. Os arranjos são sofisticados e valorizados pelos instrumentos de virtuoses como Carlos Malta, Henrique Albino e Martin Fondse. A produção musical de Bruno Giorgi também é digna de destaque, pois consegue equilibrar a diversidade de estilos e sons presentes no álbum.
Em resumo, “Eita” é um álbum que mostra Lenine na melhor das formas, apresentando um repertório inédito e coeso, valorizado pelos arranjos de virtuoses e pela participação de artistas convidados. O álbum é um reflexo da maturidade artística de Lenine e sua conexão com sua terra natal e sua família.
- O álbum “Eita” é o nono álbum de estúdio de Lenine.
- Contém 11 faixas inéditas autorais.
- Foi gravado com a produção musical de Bruno Giorgi e direção artística de Lenine.
- Conta com a participação de artistas convidados como Maria Bethânia, Maria Gadú, Siba e Carlos Posada.
Este conteúdo pode conter links de compra.